Cinem(ação) Vintage: Hedy Lamarr - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Cinem(ação) Vintage: Hedy Lamarr

A algum tempo (um ou dois meses atrás) uma amiga comentou em uma rede social sobre uma atriz da década de 1940. Achei a mulher muito interessante e bonita, e concluí que deveria publicar sobre ela por aqui. Como ela é uma atriz de cinema e de tempos antigos, achei interessante usar o termo “vintage”. Segundo um dicionário on-line, o termo vintage “diz-se de produto antigo mas de excelente qualidade”. Nada mais adequado.

Ok… que atriz de excelente qualidade é esta? O nome dela é Hedy Lamarr, uma austríaca (descendente de judeus), nacionalizada estadunidense à frente do seu tempo, por alguns motivos:

  1. Em 1933 correu nua entre folhagens, simulou sexo e inclusive um orgLAMARRasmo no filme Tcheco “Ecstasy” (depois o marido Friedrich Mandl, vienense fabricante de armas simpatizante do nazismo, ciumento e controlador, gastou milhões recolhendo e destruindo as cópias do filme em questão).
  2. Foi casada 6 vezes, e, considerando que o divórcio no Brasil foi legalizado em 1977 e popularizado do meado da década de 80 para frente… uau! Ela é bem moderninha para a época!!!
  3. Gravou 32 filmes entre 1930 e 1958 sendo os mais famosos: Ekstase (Ecstasy de 1933), Comrade X (1940 com o bonitão que não gostava de escovar os dentes: Clark Gable),  Sansão e Dalila (Samson and Delilah – 1949), e Minha espiã Favorita (My Favorite Spy  de 1951)
  4. Enquanto trabalhava para a o estúdio MGM (Metro-Goldwyn-Mayer) Louis B. Mayer, o chefão do estúdio (porém não era mais o dono), declarava que Lamarr era “a mulher mais bonita do mundo”. Diz a lenda que Lamarr também foi a inspiração de Walt Disney para desenhar a protagonista da primeira animação em longa metragem do mundo: Branca de Neve (Snow White de 1937). Se é verdade não sei, mas que existe uma grande semelhança, isso existe.

Mas o grande destaque desta mulher era a inteligência. Hoje em dia isso é comum: já encontrei mulheres inteligentes e bonitas em vários lugares: no cinema atual (como a atriz Natalie Portman), no meu trabalho, nos lugares onde estudei, nas minhas amizades, nos meus relacionamentos amorosos (praticamente todos), no Cinem(ação)…(Aliás!!! Alô diretoria! Obrigado por escolher 3 autoras que além de escreverem bem, são muito gatinhas! Acredito que eu agradeça em nome dos não diretores que fazem parte da equipe masculina!) Como todos podem notar, hoje em dia é bem mais fácil encontrar mulheres bonitas e inteligentes quando comparamos com a década de 1940.

Branca de Neve

O que torna esta mulher tão inteligente? Ela criou a base teórica e matemática para a comunicação sem fio (Bluetooth, Wi-fi, celular, etc). Como ela fez isso? Diz a lenda, que ao tocar uma música com o vizinho, compositor e co-inventor da idéia, George Antheil. Então eles perceberam que duas pessoas (ou dois equipamentos) podem se comunicar de forma mais complexa, com frequências diferentes, se cada uma das pessoas saber o momento exato de trocar a frequência. Assim se o momento de trocar a frequência da conversa (ou o momento de trocar a nota do piano) for conhecida penas pelos dois componentes da transmissão a comunicação pode ser efetiva e aparentemente confusa para componentes (ou pessoas) ou fora da transmissão (esqueci ou errei alguma coisa?).

Qual a ideia inicial de tudo isso? Lammar pensou em torpedos. Como havia sido casada com um fabricante de armas, ela entendia algo sobre o assunto. Ela sabia que, se uma frequência de rádio que passa a informação do alvo para um torpedo fosse interrompida (ou anulada com uma frequência de mesma amplitude porém com fase diferente), o mesmo poderia não atingir o alvo correto. Então, ela inventou um sistema com 88 possíveis frequências (um piano possui 88 teclas somando brancas e pretas) em um sistema pseudorrandômico (aleatório para quem está fora da conversa, porém, previsível para quem está na conversa) para que a comunicação entre o atirador do torpedo e o próprio torpedo tivesse vezes menos chance de interrupção ou ainda de anulação da frequência.

Hedy-Lamarr3

Na época da patente (em 1942) em meio à segunda guerra, uma máquina que faça a troca de frequências programadas (modulador de frequências) de custo baixo que possa explodir junto com um torpedo não era viável… duas décadas depois (coincidentemente ou não com o fim da patente de Lamarr), durante o bloqueio à cuba depois da Revolução de Fidel Castro e Chê Guevara, esta tecnologia já era possível. Atualmente conseguimos este tipo de modulador por R$20,00 (um adapatador bluetooth via USB para computadores).

Ano passado Lammar e seu antigo vizinho entraram para o “Hall da Fama dos Inventores” mantido pelo escritório de patentes dos E.U.A.

De qualquer forma, é interessante pensar que todo gênio tem sua excentricidade… Resta saber se a genialidade está na interpretação e a excentricidade está na invenção, ou o contrário…

Deixe seu comentário