Animações Europeias. Fundo da Prateleira.
Artigo

Animações Europeias. Fundo da Prateleira.

Olá, como vai você?

Eu estou em extrema euforia, pois, estou de férias e de quebra escreverei sobre um post que ha tempos planejava escrever. Me sinto na obrigação de dizer que é raro a televisão abrir as portas para filmes mais poéticos ou filosóficos, por isso irei referir a tais animações como “Fundos de Prateleira”, pois são aqueles que muitas vezes não agradam o grande público. Muitos que estarão nessa lista agradaram e muito o grande público, mas ainda considero Fundo de Prateleira.

A Fuga das Galinhas

foto-2_1

Sim é europeu. Sim, eu sei que você já sabia.  Co-produção inglesa com a DreamWorks, considerada desde sua estreia como animação cult, arrecadando US$ 6 milhões nos três primeiros dias nos cinemas britânicos. Stop motion, dirigido por Peter Lord e Nick Park e produzido pela Aardman Animations .Em meados dos anos 50 em uma granja do norte da Inglaterra, Ginger (Julia Sawalla) tenta maneiras de libertar suas colegas. Diante várias tentativas surge Rocky (Mel Gibson), que convence ser um galináceo capaz de voar.

Cat City

hqdefault

Macskafogó (Cat City) é uma animação produzido na Húngria em 1986, dirigido por Béla Ternovszky e escrito por József Nepp. O filme é uma paródia de filmes sobre espionagem, fazendo menções honrosas principalmente a James Bond. Filme totalmente cult. No ano de 80 DMM (Depois do Mickey Mouse) no planeta X, o sindicato dos gatos vão tentar apagar a população dos ratos de uma vez por todas. Um cientista dos ratos, prof. Fushimishi parece ter encontrado a arma contra a ameaça. Como uma distração para os gatos, eles enviam um agente – O Sargento preguiçoso Dick – para a missão.

As Bicicletas de Belleville

bicicletasdebelleville2

Um conselho para os admiradores – e também não – admiradores – da sétima arte: se quiserem se emocionar assistam à animação “Bicicletas de Belleville”, de Sylvain Chomet; garanto que ninguém vai sentir falta de muitas palavras para deixar umas lágrimas deslizarem pelo rosto.” li isso no site Tela Crítica alguns meses atrás, resumindo totalmente essa brilhante animação. Champion (Michel Robin) é um menino solitário, que só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta. Percebendo a aptidão do garoto, sua avó começa a incentivar seu treinamento, para fazê-lo um verdadeiro campeão e poder participar da Tour de France, principal competição ciclística do país. Porém, durante a disputa, Champion é sequestrado. Sua avó e seu cachorro Bruno partem então em sua busca, indo parar em uma megalópole localizada além do oceano, chamada Belleville.

Persépolis 

persepolis4

Lembro-me no ensino médio (2 anos atrás), matando aula para ficar na biblioteca onde podia ler livros censurados pela direção do colégio, como o: Hilda Furacão (onde apenas pude ler o primeiro capítulo), mas eu não ficava só na base da marginalização apreciava uma boa HQ, foi aí que descobri Persépolis. Me fascinei por completo por aquela HQ, e muito mais quando descobri que havia uma adaptação em película. Filme de 2007, escrito e dirigido por Satrapi e Vincent Paronnaud. Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

Valsa com Bashir

filmes-7769-fotos-waltzwithbashir_16

Primeira animação a ser indicada no Oscar como Melhor Filme Estrangeiro. Produzido em 2008, dirigido por Ari Folman. Numa noite num bar, um homem conta ao velho amigo Ari sobre um pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cães alucinados. Toda noite é o mesmo número de bestas. Ambos concluem que o pesadelo tem a ver com a missão deles no exército israelense contra o Líbano, décadas atrás. Ari, no entanto, fica surpreso ao perceber que não consegue mais se lembrar de nada sobre aquele período da sua vida. Intrigado com o enigma, Ari decide se encontrar e entrevistar velhos camaradas pelo mundo. Ele tem necessidade de descobrir toda a verdade sobre aquele tempo e sobre si mesmo. E quanto mais ele se aprofunda no mistério, mais suas lembranças se tornam aterrorizantes e surreais.

Menção Honrosa

Ernest Et Celestine

ernest-et-celestine-12-12-2012-6-g

Uma das melhores animações europeias que já assisti, ponto. Na sociedade tradicional dos ursos, a amizade entre estes animais e os ratos não é algo bem visto. Ernest é um grande urso, palhaço e músico, que vai acolher em sua casa a ratinha Célestine, uma orfã que escapou do mundo subterrâneo dos roedores. Com muita amizade, os dois vão encontrar uma vida confortável, mudando, para sempre, as normas desse mundo. Filme francês-belgo de 2012 dirigido por Stéphane Aubier, Vincent Patar e Benjamin Renner.

Queria muito ter me aprofundado mais sobre esse assunto, mas como palavras demais não dão “IBOPE” me despeço de vocês, para que possamos discutir trocarmos figurinhas sobre mais animações do velho continente.

Deixe seu comentário