Explicação do primeiro trailer de Star Wars - O Despertar da Força
Cinema Mundial

A importância do primeiro trailer de “Star Wars – O Despertar da Força”

Há muito tempo atrás…

Essa frase clássica que aparece com seu complemento (em uma galáxia muito, muito distante) nos remete a tempos em que a internet não era essa coisa banal e cotidiana que se tornou hoje.

Voltemos a 1999, ano de lançamento do filme “Star Wars – Episódio I – A Ameaça Fantasma”. Antes, não se tinha essa divulgação total de cada detalhe do filme e dos seus bastidores. Para assistir ao trailer com qualidade você tinha que ir ao cinema ver um filme qualquer para, assim, poder ver o trailer, e isso aconteceu em 1999: milhares de fãs tiveram o primeiro contato com o Episódio 1 através do tão aguardado trailer.

star-wars-main-

O último filme da franquia, “Star Wars – Episódio III – A Vingança dos Sith” foi lançado a 9 anos atrás em 2005 e depois Star Wars ficou restrito a desenhos, jogos de video-game e quadrinhos. Mas eis que com a compra da Lucasfilm pela Disney não demorou muito para se anunciar a volta da franquia aos cinemas e com os atores da trilogia clássica!

Os fãs ficaram alucinados, iam voltar para aquela galáxia e saber o que aconteceu com o Cavaleiro Jedi Luke Skywalker, a princesa Leia Organa e os piratas espaciais Han Solo e Chewbacca, mas as filmagens acabaram e nenhuma foto oficial foi divulgada, apenas algumas artes conceituais vazadas (e que nunca foram confirmadas) e alguns vídeos do próprio diretor do filme J. J. Abrams.

Ontem, 28/11/2014 foi um dia histórico para o cinema, pois marcou a volta do suspense sobre os filmes. Um trailer que mostra muito e não mostra nada. Pergunte-se quantas vezes você teve a sensação de ver o filme inteiro só pelo trailer nos último anos.

MilleniumNo trailer começamos com uma voz em off que provavelmente é do ator Max von Sydow (O Exorcista) falando sobre o tal “despertar” de alguém na força e que abalou tanto o lado negro quanto o lado da luz. Depois vemos os novos personagens, John Boyega com uma armadura de stormtrooper, a atriz Daisy Ridley com roupas de deserto em uma nave com formato completamente não funcional (marca registrada de George Lucas, mais um ponto para J. J. Abrams).

Depois vemos um cavaleiro Sith com uma arma de luz, que não pode ser chamada de sabre-de-luz e sim uma espada-de-duas-mãos-de-luz, uma arma mais medieval, onde até mesmo o efeito de luz congelada parece até mesmo chamas. O sabre, como diz o próprio Obi-Wan Kennobi, é uma arma elegante para tempos mais civilizados, a espada de mão dupla lembra a espada de Aragorn (O Senhor dos Anéis) ou Ned Stark (Game of Thrones).

O trailer corta para uma batalha sob o deserto de Tatooine onde vemos as velhas e queridas naves da trilogia clássica, as rebeldes X-Wing, sendo uma delas pilotada pelo novo ator Oscar Isaac, Tie fighter e a Millenium Falcon ao som da clássica música composta por John Williams.

Sendo assim, nada de Luke, Han e Leia no primeiro trailer. Sim, eles estarão no filme mas o trailer mostrando o que nos aguarda mas ainda assim guardando inúmeros segredos sobre os outros atores e até mesmo da trama do filme.

“Star Wars – O Despertar da Força” estreia em dezembro de 2015.

 

Deixe seu comentário