Festival de Toronto chega ao fim premiando "The Imitation Game"
Cinema Mundial

Festival de Toronto chega ao fim premiando “The Imitation Game”

O Festival Internacional de Cinema de Toronto chegou ao fim no dia 14 de setembro. O filme escolhido pelo público como o melhor do festival foi “The Imitation Game“, longa estrelado por Benedict Cumberbatch e dirigido por Morten Tyldum.

O filme é a cinebiografia de Alan Turing, matemático responsável por desvendar a comunicação encriptada desenvolvida pela Alemanha Nazista, e cuja descoberta foi base para o desenvolvimento dos computadores como os conhecemos hoje. A parte principal da história ocorre durante a Segunda Guerra Mundial, cientistas e inventores buscam quebrar códigos de mensagens secretas nazistas. “The Imitation Game” também se estende para o período após a guerra, quando Turing foi criminalmente processado por ser homossexual no início da década de 1950. Na história verdadeira de Turing, o cientista opta pela castração química e acaba cometendo suicídio comendo uma maçã contaminada com cianureto. Existem suposições de que o ocorrido teria sido a inspiração para Steve Jobs batizar a empresa que cricou: Apple, cujo símbolo é justamente uma maçã mordida.

O documentário “What We Do in the Shadows”, de Taika Waititi e Jemaine Clement; o filme “Time Out of Mind”, de Oren Moverman; e “May Allah Bless France”, de Abd Al Malik, também receberam prêmios do festival.

Deixe seu comentário