Batmóvel: a evolução (Zack Snyder mostra o último modelo).
Nos quadrinhos, pouco vejo o Batman em um carro. Mas nas telas (tanto da TV quanto do cinema), este é um item principal do personagem.
No princípio, os cinemas passavam não só longas metragens após algumas propagandas e trailers de outros filmes. Antes dos longas, eram projetados nas salas de cinemas notícias sobre o país e o mundo, curtas de animação para as crianças, e alguns seriados. Semelhantes aos seriados de TV americanos atuais, porém para o cinema. Era o primórdio do cinema, em uma época que não existia televisão. Nesta época foram lançados os primeiros filmes do BATMAN. Nesta época, o “homem morcego” não tinha um Batmóvel. Bem… na verdade tinha um carro comum (um “antigo Cadilac”, conforme já foi mencionado aqui no Cinem(ação)), e era dirigido pelo motorista Alfred. Com o seriado de TV da década de 60 (estrelado por Adam West e sua barriga saliente), o “Batmóvel” ficou famoso e indispensável nas telas.
O Batmóvel passou por uma evolução expressiva. Foram 5 modelos (de baixo para cima na imagem abaixo), começando pelo modelo da década de 60, o modelo gótico e respeitável dos filmes do diretor Tim Burton, dois modelos que, bem… como os respectivos filmes não merecem comentários, e por último, o Batmóvel em forma de tanque de guerra de Christopher Nolan (o melhor, e mais verossímil até o momento, afinal, Batman vive em guerra contra o crime e precisa de um veículo que ajude no combate).
Agora é a vez de Zack Snyder lançar seu modelo de Batmóvel. Desde o modelo até o protótipo final, o veículo do Batman foi desenhado para ser mais aerodinâmico, com a sensação de maior velocidade (bem… esperamos uma luta contra o Super Homem, e este último é bem rápido…). Não exibe a imagem de resistencia tal qual o modelo de Nolan, mas continua mostrando a imagem de “veículo de combate”, com um toque a mais: a sujeira. Convenhamos, quem leva uma vida dupla e ainda consegue limpar o próprio veículo de guerra? Vai tirar os finais de semana para isso?
Parabéns Snyder, você ajudou a bolar um carrão. Vende por quanto heim?