Filme de Pasolini é considerado o melhor retrato de Jesus
Cinema Mundial

Filme de Pasolini é considerado o melhor retrato de Jesus

oevangelhosegundosaomateus_capaO filme italiano “O Evangelho Segundo São Mateus” foi considerado o “melhor retrato cinematográfico da vida de Jesus” pelo jornalista e professor de filosofia Giovanni Maria Vian, que publicou uma análise no L’Osservatore Romano, o jornal oficial do Vaticano.

Dirigido por Pier Paolo Pasolini, “O Evangelho Segundo São Mateus” ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza de 1964. Muito criticado por religiosos e conservadores pela sua postura marxista e naturalista, o filme é extremamente carregado de posicionamentos políticos e ideológicos, assim como toda a obra de Pasolini.

O cineasta foi ateu e homossexual, e com seu filme sobre Jesus ele mostra o messias totalmente nu e tem a própria  mãe atuando como a Virgem Maria. O ator que viveu Jesus, o espanhol Enrique Irazoqui, teve seu passaporte confiscado pelas autoridades de seu país de origem.

Devido às declarações de Vian, a Igreja Católica acabou reconhecendo o filme como importante, depois de 50 anos da “encomenda” do Papa João XXIII para a produção do longa. O filme também foi restaurado pela videoteca do Vaticano, o que traz ares de reconciliação da instituição com a obra do diretor, que morreu assassinado em 1975.

Pasolini ganhará uma cinebiografia em breve, que levará seu nome e terá Willem Dafoe no papel principal.

Deixe seu comentário