Documentário "Alive Inside" mostra "cura" para pacientes com Alzheimer, e é fenomenal!
Cinema Mundial

Documentário “Alive Inside” mostra “cura” para pacientes com Alzheimer, e é fenomenal!

Acho que a maioria das pessoas que acompanham o Cinem(ação) sabem do meu fascínio por Documentários. Para mim, são o tipo de filme mais verdadeiros possíveis, e eles tem um poder incrível de modificação justamente por colocar na nossa frente, história verídicas, simples e lindas, que podem nos fazer refletir, tomar consciência e até nos mudar.

Dito isto, gostaria de colocar uma estrelinha aqui para “Alive Inside”, um documentário que me emocionou com o trailer. É importante dizer que eu tive uma avó que sofreu com Alzheimer e o filme me fez pensar nela, mas fora essa memória emocional, o filme me tocou pelo nome (Vivo por Dentro, em português), e por trazer uma mensagem tão linda e positiva.

“Alive Inside” é um documentário que mostra uma exploração cinematográfica que tem como objetivo mostrar a capacidade da música para despertar nossas almas e descobrir as partes mais profundas da nossa humanidade. O Cineasta Michael Rossato-Bennett narra as experiências surpreendentes de pessoas em todo EUA, que foram revitalizadas através da simples experiência de ouvir música. Sua câmera revela a conexão exclusivamente humana que encontramos na música e como seu poder de cura pode triunfar onde medicamentos ficam aquém.

Este documentário segue os passos do assistente social Dan Cohen, fundador de uma organização sem fins lucrativos chamada Music & Memory (Música e Memória), e mostra como ele luta contra um sistema de saúde quebrado e tenta demonstrar a capacidade da música para combater a perda de memória e restaurar um senso profundo de si mesmo para aqueles que sofrem com isso. Rossato-Bennett visita os membros da família que tenham testemunhado os efeitos quase milagrosos da música personalizada sobre seus entes queridos, e dão seus depoimentos emocionantes. Mas não só de dados “pessoais” vive “Alive Inside”, também é incluído neurologista renomado e autor de best-seller, Oliver Sacks, (Musicophilia: Tales of Music and the Brain) e Bobby McFerrin, que é músico (“Don’t Worry, Be Happy”).

“Alive Inside” é uma experiência cinematográfica única e edificante da música e da mente, que conta com histórias inspiradoras e emocionantes, que fizeram o público do Festival Sundance de Filme 2014, cantar, bater palmas e aplaudir, o que levou o filme a levar o “Prêmio do Público”.

Assista ao trailer, emocione-se e abra seu coração. “Alive Inside” é um estimulo para novos pensamentos, e uma inspiração para a vida.

Abaixo uma entrevista com o Diretor e com o Assistente Social. A entrevista é em Inglês, mas vale a pena!

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/161280019″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

Deixe seu comentário