5 Dicas de Filmes sobre Futebol
Cinema Mundial

5 Dicas de Filmes sobre futebol

por Rodrigo Stucchi

Em clima de Copa do Mundo, que tal, entre um jogo e outro, assistir alguns filmes sobre futebol? O Cinem(ação) traz hoje as 5 primeiras dicas, uma mais diferente da outra, que visam agradar vários tipos de público! São elas:

1- Pelé Eterno (Brasil, 2004)
Que tal começar pelo documentário sobre o Rei do Futebol? “Pelé Eterno” faz uma homenagem ao maior jogador de todos os tempos (há controvérsias?). Criado e dirigido por Anibal Massaini Neto, o filme conta a trajetória de Edison Arantes do Nascimento. O roteiro, escrito por José Roberto Torero, contou com colaboração do jornalista Armando Nogueira. O filme levou 5 anos para ser concluído, devido à extensa pesquisa realizada. Não mostra todos os seus 1284 gols, mas contém os principais, além, é claro, dos dribles de rara técnica e lances famosos que não resultaram em gol. É narrado de maneira cronológica, onde Pelé fala sobre suas conquistas e os jogos mais importantes de sua carreira. Completam o documentário, entrevistas de outros jogadores e de familiares.

2- Driblando o Destino (Bend It Like Beckham, 2002, EUA, Reino Unido e Alemanha)
O choque de culturas é narrado de uma maneira bem humorada ao conhecermos as histórias de uma família indiana que vive em Londres e tenta educar, de maneira tradicional, a sua filha que adora jogar futebol. Diferente da sua irmã mais velha Pinky (Archie Panjabi), que está se preparando para um suntuoso casamento indiano e para uma vida a cozinhar pratos deliciosos, Jesminder ‘Jess’ Bhamra (Parminder Nagra) sonha em seguir os passos de seu ídolo, David Beckham, e se tornar uma grande estrela no futebol. Profundamente contrários à ambição nada ortodoxa de Jess, seus pais são a grande pedra de seu caminho. Assim, ela conta com a ajuda da amiga e também jogadora Juliette ‘Jules’ Paxton (Keira Knightley) para continuar firme em busca de seu objetivo. Uma comedinha bem suave, mas com uma história bem pertinente no mundo futebolístico.

3- O Casamento de Romeu e Julieta (Brasil, 2005)
Falando em comédia, não tem coisa melhor que fomentar a famosa briga entre torcidas, entre paixões! Alfredo Baragatti (Luís Gustavo) é um advogado descendente de italianos, que é palmeirense roxo e membro do Conselho Deliberativo do clube. Alfredo criou sua Julieta (Luana Piovani) para ser como ele, mais uma apaixonada pelo Palmeiras. Batizada em homenagem aos ídolos palmeirense, “juli” de Julinho e “eta” de Echevarietta, ela é jogadora do time feminino do alviverde, jogando como centroavante. Porém, ela se apaixona por Romeu (Marco Ricca), um médico oftalmologista de 45 anos que é corinthiano fanático. Em nome do amor, Romeu aceita se passar por palmeirense, chegando a se filiar como sócio do clube e ir aos jogos para torcer pelo rival. Tais atitudes geram desconfiança em sua família, principalmente em seu filho Zilinho (Leonardo Miggiorin) e na avó Nenzica (Berta Zemmel), ambos corinthianos fanáticos. Bem engraçada, a comédia brasileira é praticamente obrigatória a todos os apaixonados! Por futebol, é claro…

4- Ela É O Cara (She’s the Man, 2006, EUA)
Prometo que esta é a última comédia, mas eu tinha que agradar o público “teen” também! Neste filme, Viola (Amanda Bynes) é uma boa jogadora de futebol, mas sempre é impedida de jogar com os garotos de sua escola devido ao preconceito de que mulher não pode ser tão boa no esporte quanto um homem. Furiosa, Viola aproveita a viagem de seu irmão Sebastian (James Kirk) e decide se passar por ele em sua escola, jogando no time masculino de futebol. Ela tem apenas duas semanas para mostrar que sabe jogar futebol, mas acaba se apaixonando por Duke (Channing Tatum), seu companheiro de quarto, que acredita que ela é um homem. O “romancinho light” é bem recomendado, principalmente às meninas.

5- Um Time Show de Bola (Metegol, 2013, Espanha e Argentina)
A “cereja do bolo” dessas sugestões é uma animação que vem de nossos “hermanos”. Isso mesmo! Não é que o cineasta argentino Juan José Campanella, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “O Segredo dos Seus Olhos”, é mais um que se aventurou neste universo diferente e extremamente em ascensão? Veja só que bacana a sinopse: Desde garoto, Amadeo é aficcionado por pebolim (totó, em alguns estados brasileiros), tendo construído seus próprios jogadores e com eles ensaiado as mais diversas jogadas. Um dia ele é desafiado por Ezequiel (Juan José Campanella), um arrogante garoto que vive se gabando por ser um exímio jogador de futebol de verdade. Mas a partida épica de pebolim entre os dois não foi vencida por ele. Anos mais tarde, ele retorna rico e com seu dinheiro quer transformar a cidade natal em um espécie de parque temático. Agora, para salvar a cidade, Amadeo terá que aceitar o desafio proposto pelo vilão: enfrentá-lo numa partida de futebol de verdade. É quando algo mágico acontece e os bonecos da mesa de jogo ganham vida para ajudar o seu companheiro de grandes jogadas. Vale ou não vale a pena conferir essa super dica?

Segunda-feira, dia 30, teremos mais 5 dicas de filmes que usam o futebol como tema só para você que é fã do Cinem(ação)! Dentre eles, destaco a trilogia “Goal!”. Já assistiu? Se você conhece mais filmes sobre futebol, comente abaixo! De cinco em cinco, vamos golear com tantas sugestões! Até lá!

Deixe seu comentário