Copa do Mundo: 17 Filmes para quem ama futebol ver antes do Hexa
Cinema Mundial

17 Filmes para ver antes do Hexa

Começou o maior evento esportivo do ano. E até mesmo a turma que usa a hashtag #NaoVaiTerCopa está, de alguma forma, torcendo para que o Brasil se torne hexacampeão, certo?

Por isso, o Cinem(ação) decidiu listar 17 filmes sobre futebol, para que você assista e fique no clima da competição até o final.

linhadepasse1Linha de Passe (2008): Um dos mais belos filmes de futebol, o longa de Walter Salles e Daniela Thomas que rendeu um prêmio em Cannes para a atriz Sandra Corveloni. O longa conta a história de quatro irmãos que batalham na vida diária, enquanto a mãe deles também luta por isso e se dedica a sua paixão: o futebol.

boleiros1Boleiros (1998) e Boleiros 2 (2006): Os dois filmes, dirigidos por Ugo Giorgetti e estrelados por Lima Duarte, mostram velhos “boleiros” que sabem tudo de futebol e vivem pelo esporte.

garrincha-estrelasolitaria1Garrincha – Estrela Solitária (2003): Cinebiografia do “demônio das pernas tortas”, o filme de Milton Alencar tem André Gonçalves como personagem-título e Taís Araújo como Elza Soares revive a história de um dos mais polêmicos jogadores do Brasil.

heleno02Heleno (2011): José Henrique Fonseca dirigiu a cinebiografia de mais um jogador de futebol polêmico que o Brasil teve. Neste, Rodrigo Santoro estrela e dá um show de interpretação.

ocasamentoderomeuejulieta1O Casamento de Romeu e Julieta (2005): O filme de Bruno Barreto é uma comédia romântica que brinca com dois times paulistas eternamente rivais. Na história, a palmeirense “roxa” Julieta se apaixona por Romeu, um médico que não larga seu Corinthians por nada.

show-de-bola1Show de Bola (2005): Um filme que discute a violência urbana e a pobreza por meio de um jovem que vê como única chance de ajudar sua família a possibilidade de ser jogador de futebol.

ostrapalhoeseoreidofutebol1Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986): Feito no auge do sucesso dos Trapalhões, o filme tem Didi, Dedé, Mussum e Zacarias como protagonistas, e a participação de Pelé como um repórter esportivo. Além deste filme, o rei do futebol Edson Arantes do Nascimento participou de muitos outros filmes.

penalidademaxima1Penalidade Máxima (2001): Filme britânico com Jason Statham, que conta a história de um jogador de futebol famoso e rico que perde tudo após ser acusado de manipular o resultado de um jogo. O longa é refilmagem de um filme de 1974.

THE DAMNED UNITED. FILM STILLBrian Cough played by Michael SheenMaldito Futebol Clube (2009): Filme que se passa nas décadas de 60 e 70, e que narra a ascensão de um time pobre e perdedor. Interessante, o longa é estrelado por Michael Sheen e conta uma história baseada em fatos reais.

foradojogo1Fora do Jogo (2006): Excelente filme iraniano, que conta a história de mulheres iranianas que, apaixonadas por futebol, tentam driblar as regras religiosas do país e entrar em um estádio para ver um jogo, algo proibido no país. O longa usa a paixão pelo futebol como arma para discutir problemas mais profundos da sociedade iraniana.

kungfufutebolclubeKung Fu Futebol Clube (2001): Longa-metragem chinês bastante nonsense que mostra um time de futebol formado por mestres de Kung Fu. Dirigido por Stephen Chow, que fez o igualmente bobo “Kung-fusão”, o longa faz rir.

hooligans1_elijahwoodHooligans (2005): Estrelado por Elijah Wood e Charlie Hunnam, o filme mostra um americano meio perdido na vida que vai a Londres e passa a se envolver com os Hooligans, torcida organizada que se envolve em brigas extremamente violentas.

aprocuradeeric1À Procura de Eric (2009): Edificante, este filme conta a história de Eric Bishop, um homem que não vê muito sentido na vida e se sente perdido. Ele começa a ter a ilusão de que Eric Cantona, um dos maiores jogadores do Manchester United, se tornou seu amigo e começou a lhe dar conselhos. O filme tem a presença do próprio jogador Eric Cantona, que se dedicou à carreira de ator e produtor após ter jogado futebol.

gol1Gol! (2005): O filme sobre um jogador de futebol pobre de Los Angeles que sonha em se tornar profissional e faz de tudo para conseguir, mesmo que tenha que ir para a Inglaterra e sofrer um bocado. O filme tem um visual bonito e ganhou continuações.

apitofinal1Apito Final (2007): Do diretor espanhol Álvaro Fernández Armero, o longa é uma comédia sobre um juiz de futebol que faz escolhas esquisitas. Despretensioso.

peleeterno1Pelé Eterno (2004): O documentário considerado “definitivo” sobre a vida do Rei do Futebol traz muitos depoimentos e cenas de arquivo. Antes de ser produzido, o longa tomou cinco anos só de pesquisa,e teve estreia em 450 salas no Brasil, algo raro para documentários.

1958oanoemqueomundodescobriuobrasil1958 – O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil (2008): Outro documentário importante, este filme retrata como foi a primeira vitória do Brasil em uma Copa do Mundo, quando a seleção ganhou de 5 a 2 da Suécia, que era dona da casa.

Deixe seu comentário