Opinião: o novo Batman e a nova roupa do Batman de Ben Affleck
Artigo

Opinião: o novo Batman e a nova roupa do Batman

A esta altura do campeonato, você já deve ter visto esta imagem do Batman. A foto, tirada pelo diretor Zack Snyder e postada no Twitter, já começou a gerar polêmica (e a marca de celular que patrocinou a postagem acabou não tendo tanto destaque quanto a foto em si). O próximo filme da “grande franquia da DC” ainda não tem muitas coisas definidas, e por isso as especulações podem ser perigosas. No entanto, é preciso deixar claro alguns pontos e fazer uma análise a partir do que nos é dado, em vez de apenas especular.

É claro que muita gente gostou e muita gente desgostou do que viu. É uma questão muito pessoal. O que podemos entender a partir da imagem, entretanto, é que o filme realmente vai mostrar um Batman “desgastado”, puído e velho. Não será o Batman em plena forma física, como vimos na trilogia do diretor Christopher Nolan. Podemos ver que o próprio Batmóvel, além de não parecer muito novinho, é muito mais parecido com o carro dos filmes antigos que com o tumbler da trilogia que está mais fresca na memória.

BenAffleck_flagra_BatmanOs músculos estão saltados e aparentes. Pode até ser que o Batman de Ben Affleck use uma armadura no estilo “parece músculos”, mas tudo indica que este será o Bruce Wayne mais “bombado” de todos os tempos, e seria legal se o longa explicasse como o personagem é velho ou decadente e ao mesmo tempo se mantenha tão forte. Mesmo assim, a forma física deste Batman precisa ser evidenciada, já que ele enfrentará ninguém menos que o Superman, o Clark Kent, o kriptoniano superpoderoso! Ben Affleck não ficou tão forte quanto seu personagem, mas fotos mostraram que o ator pegou firme na academia (como dá pra ver na foto ao lado).

Se prestarmos atenção, também podemos ver que o uniforme é muito menos “armadura” e mais “collant”, o que tira o homem morcego de um ambiente mais belicista e ultrarrealista do mundo de Nolan e o coloca em um mundo de super-heróis “devidamente” saídos dos quadrinhos: o que combinaria muito mais em um universo com “extraterrestres” e uma mulher com origens na mitologia Grega (Superman e Mulher Maravilha). Neste caso, não existe pior ou melhor, apenas formas diferentes de se adaptar dos quadrinhos para o cinema.

Até 2016, muita coisa vai rolar antes de irmos ao cinema ver “Batman vs Superman” (que deverá até ter outro título). Só temos que esperar.

Deixe seu comentário