Pretty Little Liars fazem diversas referências a Alfred Hitchcock
Artigo

Filmes do Hitchcock são referenciados por série de TV

A série de suspense teen “Pretty Little Liars” retrata as vidas de um grupo de garotas que após o desaparecimento de sua líder Alison, começam a receber mensagens anônimas assinadas por “A”, ameaçando revelar todos seus segredos.

Diversas pessoas podem torcer o nariz e dizer que PLL (forma como os fãs fazem referência à série) não passa de mais uma série para adolescentes e só! Nesse ponto muitos se enganam. PLL tem ao longo das suas histórias várias referencias a obra de um dos diretores mais aclamados do cinema, Alfred Hitchcock.

A roteirista da série, Marlene King, em uma de suas entrevistas já deixou bem claro a relação entre os filmes de Hitchcock e a série de TV e que essa foi idealizada como uma grande homenagem que ela poderia realizar.

Você tem prestado homenagem ao Hitchcock várias vezes. Seria você ou o Oliver Goldstick (produtor) que é fã de Hitchcock?

“Bem, eu acho que nós todos nos tornamos fãs de Hitchcock, mas eu vim para esta série com o pensamento de que devemos prestar o máximo de homenagem a Hitchcock possível. Tentamos honrar o trabalho de Hitchcock fortemente, pelo menos em todo episódio final”.

Ao longo das quatro temporadas já produzidas, foi referenciados filmes como “Janela Indiscreta”, “Pacto Sinistro”, “Intriga Internacional”, e outros dois que tiveram mais foco em episódios específicos.

Primeiramente, trataremos do episódio 01×22, o último da primeira temporada “From Whom The Bells Tolls?” No episódio as garotas acreditam terem descoberto quem estaria por trás do codinome “A”, que as perseguem e provavelmente do assassino de sua melhor amiga, Alison. Na cena que vemos Ian, correndo atrás de Spencer pela escadaria da igreja, é feita uma referência ao filme “Um Corpo Que Cai” quando o vemos o detetive Fergoson perseguindo Madeleine Elseter, para que ela não cometa o suicídio. Embora as situações sejam decididamente diferentes a corrida de suspense nas escadas da torre do sino de “Um Corpo Que Cai”, é assustadoramente semelhantes aos próprios traços de Spence em busca de segurança.

Abaixo segue a cena da Ian e Spencer na torre da igreja, referência a “Um corpo que cai”

https://www.youtube.com/watch?v=WWa-nsyOSuw

E a outra referência parece bastante óbvia. No episódio 02×25, as garotas estão hospedadas em um hotel um tanto quanto suspeito. Nesse episódio vemos “A” as observando através de um buraco na parede e vemos a personagem Hanna, rememorando a cena mais clássica de banho da historiografia do cinema que nos remete a cena da Psicose, filme 1960.

Hanna no chuveiro, referência a “Psicose”

https://www.youtube.com/watch?v=K21sxOdWwbQ

E você conhece o seriado, se não, nos diga se ficou animado para conhecer ainda mais.

Deixe seu comentário