Opinião: Tocha Humana vai ser negro... e daí?
Artigo

Opinião: Tocha Humana vai ser negro… e daí?

O ator Michael B. Jordan foi escalado para viver o personagem Tocha Humana no próximo filme do Quarteto Fantástico.

Pronto, foi o suficiente para os “Marvelnautas” ficarem putinhos com a Fox, que detém os direitos dos personagens da franquia (e quer ganhar uma grana a mais antes de os direitos voltarem às mãos da Marvel, que é da Disney, blá blá blá, e todo aquele papo chato de direitos autorais).

Afinal, o Tocha Humana dos quadrinhos é branco, já que o cara é irmão da Mulher Invisível, que será interpretada pela Kate Mara, que é caucasiana. Aí as pessoas ficam indignadas: como pode um negro ser irmão de uma menina branca?

Oras, é muito simples. A gente sabe que nos quadrinhos eles são irmãos “de sangue” e portanto deveriam ter a mesma etnia. Mas quem foi que disse que na adaptação cinematográfica isso tudo precisa se manter? Eles podem ser irmãos adotivos. Eles podem nem mesmo ser irmãos. E tudo bem. Afinal de contas, não existe criatura mais chata que o fã exigente que acha que nenhum detalhes pode ser mudado dos quadrinhos (ou do livro) para o filme.

Quarteto Fantástico - elenco

Mas a discussão é muito mais complexa. Ao reclamar que o Tocha Humana “não deveria ser negro”, resvala-se no racismo. Veja bem: eu não estou afirmando de forma convicta que alguém é racista por ser “contra” a cor da pele do novo Tocha Humana… quem sou eu para fazer esse julgamento, não é? Mas é muito curioso que, em vez de reclamar que o Tocha Humana é negro, ninguém reclamou que a Mulher Invisível é branca (já que eles “precisam” ser irmãos de sangue com DNA tão próximo). Seria um pensamento mais ou menos assim: “mas que ridículo, a Mulher Invisível vai ser a Kate Mara… ela deveria ser negra como o excelente ator Michael B. Jordan!”

De qualquer forma, vamos esquecer desse assunto, gente! Afinal de contas, em países tão miscigenados como o Brasil e os Estados Unidos, não existe racismo, não é? Os negros tem as mesmas  oportunidades que os brancos e não sofrem com situações absurdas, como por exemplo ser revistado de forma brutal por policiais apenas por andarem com os amigos em seus bairros.

Mesmo assim, gostaria de pedir para que você, leitor, chegue mais perto da tela do seu PC/Notebook/Tablet/Whatever e preste MUITA atenção: no filme do Quarteto Fantástico tem um cara que se estica inteiro como um elástico, e isso é aceitável. Tem um homem que se transformou em pedra! Tem personagens astronautas (jovens!!) modificados por radiação cósmica, e todo mundo acha lindo! Mas muita gente acha que “não é normal” um personagem ser negro porque ele precisa ser irmão da branquelinha.

Faz muito sentido o pensamento das pessoas, né? Ainda bem que ninguém é racista… imagina se fossem.

Deixe seu comentário