Conheça: "Educação Sentimental"
Cinema Nacional

Conheça: “Educação Sentimental”

educaçãosentimental_posterJúlio Bressane (Cleópatra) é um dos maiores representantes do cinema independente autoral, que também pode ser chamado de “cinema marginal”. Considerado por muitos como um dos maiores diretores brasileiros vivos, o cineasta lança, aos 67 anos, o filme “Educação Sentimental”.

Filme contemplativo e “inatual”, conforme diz o cineasta, “Educação Sentimental” é um filme de resistência, por ser contra diversos movimentos que existem hoje no cinema, e até mesmo por ser deslocado de qualquer questão temporal de seu lançamento. Bressane contou ao jornal O Estado de São Paulo que mesmo tendo controle sobre uma parte do processo de filmagem, outra parte é totalmente levada pelo inconsciente. O longa remete à mitologia grega ao falar de Endimião, figura de um rei contada nas histórias. Teatral e nem um pouco naturalista, o longa conta um pouco sobre Áurea, uma mulher que consegue “colocar as entranhas em contato com as estrelas através da dança”.

Segundo o jornalista Luiz Carlos Merten, do Estadão, trata-se “do amor de um imortal pelo mortal”, já que a obra de arte retrata Áurea, interpretada pela dançarina Josie Antello, como uma divindade que ama um jovem, mas seu amor nunca se consuma. O jornalista e crítico de cinema Luiz Zanin Oricchio diz que o filme é uma “fábula sobre a impossibilidade do ato amoroso”.

Veja o trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=lD1BeIGVF4Q

Deixe seu comentário