"Ninfomaníaca": trailer com sexo explícito e pensamentos sobre o filme
Artigo

“Ninfomaníaca”: trailer com sexo explícito e pensamentos sobre o filme

Hoje, algumas horas atrás, foi publicado um trailer de 56 segundos do novo filme de Lars von Trier: “Ninfomaníaca”. O vídeo, que traz cenas de sexo explícito, foi deletado pelas políticas do Youtube, e em seguida liberado com um aviso, mas postagens diversas pipocam e vão sendo proibidas pelo site de vídeos do Google.

Há, como você pode ver logo abaixo,versões menos “chocantes” que trazem tarjas em alguns momentos. Mesmo assim, tendo visto o trailer sem as tarjas, me questiono sobre uma coisa:

1- As cenas do trailer são realmente chocantes?

Não. Resposta simples. É claro que são cenas que deveriam ser disponíveis a maiores de 18 anos (embora haja questionamentos), mas não é nada de mais, ou melhor, nada que jovens adolescentes já não tenham visto nos sites pornográficos tão facilmente acessados por qualquer computador, celular ou tablet.

O que nos leva a mais uma pergunta:

2- Por que o sexo choca mais que a violência?

Resposta difícil. Talvez haja centenas de pesquisas sociológicas, antropológicas e psicológicas que procuram encontrar a razão disso. Mas a resposta talvez não seja tão importante quanto a pergunta. Por que o ser humano se sente, de alguma forma, ofendido ou preocupado que crianças possam ver um ato sexual em “Ninfomaníaca” (ei, 50 tons vem logo ali!) e não veem tanto problema em ver cabeças decepadas em filmes como “Bastardos Inglórios”?

Por fim, devemos nos questionar mais uma coisa:

3- Este filme será “bom” e realmente forte?

Dificilmente um filme de Lars von Trier sairia ruim. O polêmico dinamarquês fez filmes igualmente “fortes” que encantaram os críticos mais exigentes: “Dogville” e principalmente “Anticristo” fizeram o que o cinema muitas vezes esquecem de fazer: causar incômodo.

No entanto, muita gente certamente será hipócrita ao se incomodar com cenas de nudez e sexo, especialmente as que vibram com mortes reais de pessoas que, eventualmente, cometeram algum crime, e principalmente as que adoram ver sites de “sacanagem”.

Fique com o trailer (com tarjas). Sinta-se livre para procurar a versão sem elas.

Deixe seu comentário