Hayao Miyazaki se aposenta dos animes e ingressa nos mangas
O diretor Hayao Miyazaki, a mente por trás de animações clássicas como “A Viagem de Chihiro” e “O Castelo Animado” e mangaká responsável por obras como Nausicaä do Vale do Vento, já anunciou sua aposentadoria algumas vezes, a última foi em setembro.
Agora de acordo com o produtor do Estúdio Ghibli, Toshio Suzuki, o diretor de 72 anos está escrevendo um mangá sobre samurais, ambientado durante o Período Sengoku, uma conturbada fase da história do Japão, quando vários clãs lutavam pelo poder do país.
Em entrevista ao programa japônes de TV “Sekai-ichi Uketai Jugyo”, Suzuki afirmou que Miyazaki sempre gostou de desenhar sobre seus assuntos preferidos como forma de liberar o stress. Disse também que o novo mangá será serializado, mas evitou entrar em mais detalhes: “Ele vai ficar chateado se eu continuar falando, então vamos parar por aqui“.
Miyazaki disse que deixaria de dirigir filmes para o Estúdio Ghibli depois de terminar “The Wind Rises“ – forte candidato ao Oscar de Melhor Animação em 2014 -, mas afirmou que pretendia continuar realizando projetos ligados ao Ghibli, especialmente no museu do estúdio. O diretor já havia se “aposentado” em 1997, depois do sucesso internacional de Princesa Mononoke, mas assumiu a produção de A Viagem de Chihiro, em 2001. Três anos mais tarde, terminou O Castelo Animado, depois que o diretor original, Mamoru Hosoda, abandonou a produção.
Para conhecer mais sobre esse brilhante diretor ouça nosso podcast#38 sobre Longas de Anime.