Filmes com manifestações - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema

Filmes com manifestações

Em meio a um momento complexo, em que milhares (quiçá milhões) de pessoas vão às ruas para lutar por transporte público de qualidade, incluindo toda uma insatisfação com a situação política vigente, muitos buscam por inspirações, respostas e debates.

Não são poucos os filmes que tratam de manifestações políticas e mostram as pessoas nas ruas, lutando por seus direitos. O Cinem(ação) traz uma lista com alguns filmes que podem ser assistidos para se inspirar:

ofundodoarevermelho_chrismarkerO Fundo do Ar é Vermelho (1977)

Filme sobre os movimentos de esquerda da França, ocorridos nos anos 60 e 70. O filme do diretor Chris Marker também mostra diversas outras lutas sociais e é apenas um dos filmes dele sobre o assunto.

elesnaousamblacktie_cenaEles Não Usam Black-Tie (1981)

Filme do diretor brasileiro Leon Hirszman, o filme com Gianfrancesco Guarnieri e Fernanda Montenegro, baseado na peça do ator Gianfrancesco, o filme fala do movimento operário no ABC paulista.

milk_avozdaigualdadeMilk! A Voz da Igualdade (2008)

Filme com Sean Penn sobre uma importante personalidade gay de San Francisco nos anos 70. No filme, pessoas vão às ruas para manifestar a favor da causa homossexual.

ossonhadores_bertolucciOs Sonhadores (2003)

O filme de Bernardo Bertolucci mostra um jovem americano que se vê adentrando em uma França em meio às manifestações de maio de 1968, causadas por uma greve geral no país. O evento não teve um grupo específico como centralizador, mas foi uma insurreição popular que abarcou diversos grupos da sociedade. Apesar disso, o filme é centrado na relação dos personagens.

no_pablolarrain_gaelgarciabernalNo (2012)

No filme de Pablo Larraín, Gael García Bernal vive um publicitário contratado para fazer a campanha a favor da saída do ditador Pinochet em um plebiscito. No filme, as pessoas vão às ruas defender a campanha.

Gostou? Dê um like e passe adiante!

Leia também:

Apoie o Cinem(ação): contribua com a cultura cinematografica!

  • Críticas cinematográficas
  • Mais de 6 horas de conteúdo inédito por semana
  • Podcasts semanais
  • Grupo no Facebook exclusivo para apoiadores
  • Acompanhamento das nossas conquistas com seu apoio

Abra a porta do armário! Deixe seu comentário:

Material close icon