Morre Richard Griffiths, o eterno “Tio Válter”
Richard Griffiths, famoso ator britânico por seu papel como o tio egoísta de Harry Potter, faleceu na última quinta-feira (28) aos 65 anos após complicações no pós-operatório de uma cirurgia no coração.
O ator, que nasceu em Thornaby-on-Tees, Yorkshire, Inglaterra, em 31 de julho de 1947, cresceu falando língua de sinais com seus pais, que eram surdos, e começou a atuar em peças teatrais da escola.
Mais do que o simples Tio Válter, Griffiths foi um dos maiores atores ingleses de sua geração, tendo atuado com louvor no teatro, em séries de TV e no cinema. Os últimos grandes filmes de que participou foram “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” e “A Invenção de Hugo Cabret”. O ator recebeu uma OBE (Ordem do Império Britânico) por sua contribuição à dramaturgia do país, além dos prêmios de melhor ator “Laurence Olivier Award”, do Reino Unido, e “Tony Award” (EUA), ambos os principais prêmios de teatro de seus países.
Daniel Radcliffe, que atuou com Griffiths nos filmes Harry Potter e na peça da Broadway “Equus”, foi um dos primeiros a lamentar sua morte. “Richard esteve ao meu lado em dois dos mais importantes momentos da minha carreira. Tenho orgulho de tê-lo conhecido”, afirmou.