Festival Internacional Estudantil - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

Festival Internacional Estudantil

Evento já tem sido reconhecido como o Oscar Estudantil Nacional e este ano irá exibir mais de 30 filmes

banner-festcineEle foi criado em 2010, com o objetivo de valoriza a produção cinematográfica de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí ocorre de 7 a 13 de abril de 2013. Será sua 4ª edição. O evento exibirá mais de 30 filmes produzidos por estudantes do Brasil e outros países. A ação surgiu de maneira complementar ao projeto “Luz, Câmera, Educação!”, fruto de uma parceria entre a prefeitura local e a produtora Mauá Filmes para a capacitação de alunos em temas ligados ao audiovisual.

Além do aspecto cultural, o festival promove avanços sociais, conforme explica o Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico da cidade. “Durante o processo, que vai das oficinas até a exibição do curta, passando pelos aspectos técnicos ligados à produção em si, os estudantes ampliam competências importantes para uma postura mais ativa na sociedade, inclusive no que diz respeito ao seu futuro no mercado de trabalho”, defende o secretário.

Os filmes selecionados integram categorias diferentes e concorrem a prêmios de melhor direção, atriz, ator, arte, roteiro, entre outros. O festival faz parte das políticas públicas da cidade e do Polo Audiovisual de Barra do Piraí. A cidade possui um Núcleo Educacional de Animação 3D e deve iniciar, ainda este ano, o Centro Vocacional Tecnológico com foco no Audiovisual do país.

A cidade de Barra do Piraí fica na região sul fluminense, a 100km da cidade do Rio de Janeiro.

Bom seria se mais cidades tomassem esse tipo de iniciativa.

Se liga:

Evento: IV Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí

Data: Entre os dias 7 e 13 de abril

Local: Barra do Piraí – RJ

Endereço: Praça Nilo Peçanha – Centro

Site: www.festcineestudantil.com.br

Deixe seu comentário