Homenagem ao Dia da Consciência Negra - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Homenagem ao Dia da Consciência Negra

Hoje é comemorado o dia da consciência negra, e para homenagear esse dia dessa etnia da população mundial que tem sua importância impossível de quantificar sendo tanto os pilares da civilização quanto a base sólida da sociedade atual. Começando com esse artigo que iniciará uma tradição e uma singela forma de homenagem que o Cinem(ação) fará com muito orgulho, esse ano contando dos primeiros vencedores negros do prêmio Oscar.

Hattie Mcdaniel

Essa atriz nascida em Los Angeles foi a primeira pessoa de origem africana a receber a uma estatueta do Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante graças a sua personagem no filme “…E o Vento Levou”, fazendo uma emprega palpiteira com coração de ouro. Hattie McDaniel que também era cantora recebeu o prêmio em 1936, faleceu aos 57 anos.

Sidney Poitier

Em 1964, esse norte-americano  entrou para a história ao se tornar o primeiro negro a receber o troféu de Melhor Ator em um Oscar. Ele foi contemplado por seu papel na comédia dramática Uma Voz nas Sombras. Em 2002 ganha o Oscar Honorário , “por suas performances extraordinárias e presença única na tela e por representar a indústria com estilo, dignidade e inteligência”.

Louis Gosset Jr.

Esse ator de Nova York o primeiro negro a vencer o Oscar na categoria Melhor Ator Coadjuvante. Ele recebeu o prêmio por sua performance em A Força do Destino, de 1982.

Whoopi Goldberg

O sucesso da falsa – e cômica – médium Oda Mae Brown, de Ghost – Do Outro Lado da Vida, 1990, foi tanto que Whoopi Goldberg consagrou vencedora na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, ela ainda solidificou ainda mais sua carreira com a freira desbocada em Mudança de Hábito.

Denzel Washington

O astro Denzel Washington já foi duplamente oscarizado. Sua primeira estatueta veio em 1990 com o filme Tempo de Glória, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Já no ano de 2002, na mesma cerimônia em que  outra negra, Halle Berry venceu pelo filme A Ultima Ceia, Washington levou para casa o Oscar de Melhor Ator por seu trabalho em Dia de Treinamento.

Jamie Foxx

Por sua interpretação visceral na cinebiografia Ray, Jamie Foxx foi consagrado o melhor
ator do Oscar de 2005. Ele também teve diversas atuações importantes, como no filme Dreamgirls, ator será o astro do novo filme de Quentin Tarantino, Django Livre e é cotado para ser o vilão da continuação do filme O Espetacular Homem-Aranha.

Morgan Freeman

Após ser indicado três vezes ao Oscar, finalmente em sua quarta disputa pelo troféu,
Morgan Freeman foi contemplado por uma estatueta. Em 2005, ele foi o campeão da
categoria Melhor Ator Coadjuvante por Menina de Ouro, de Clint Eastwood, mesmo ano em que Jamie Foxx recebeu o Oscar por Ray.
Anteriormente, o astro competiu pelas obras Armação Perigosa (1967), Conduzindo Miss 
Daisy (1989) e Um Sonho de Liberdade (1994). Em 2010, Freeman foi indicado pelo longa-metragem Invictus.

Forest Whitaker

No Oscar de 2007, Forest Whitaker recebeu o prêmio principal na categoria Melhor Ator por dar vida ao ditador africano Idi Amin em O Último Rei da Escócia (2006).

Mo’Nique

No Oscar de 2010, Mo’Nique venceu na categoria Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel no drama de Lee Daniels, Preciosa – Uma História de Esperança.

Octaviana Spencer

Na 84° edição dos Oscar, que aconteceu em 26 de fevereiro de 2012, no Teatro Kodak, em Los Angeles, Octavia Spencer levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel da empregada doméstica Minny no filme Histórias Cruzadas.

A atriz era considerada a favorita, após ter levado o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato de Atores dos Estados Unidos. Aplaudida de pé, Octavia agradeceu à sua família e ao elenco do filme Histórias Cruzadas.

Deixe seu comentário