Diretor Marc Webb fala sobre O Espetacular Homem-Aranha 2
Marc Webb, o diretor de O Espetacular Homem-Aranha, deu uma entrevista onde falou sobre a presença do ator Jamie Foxx na continuação do filme do aracnídeo – e seu possível personagem, o vilão Electro -, além de refletir sobre o primeiro longa do reboot e que está prestes a chegar em DVD e Blu-Ray. Leia o que o diretor disse: “Trabalhar com vilões menos conhecidos dá mais liberdade como cineasta. Existe algo muito cinematográfico em Electro. O que é mais importante nos vilões é o que eles trazem à tona nos protagonistas e acho que temos algo muito forte nesse sentido com ele, além de uma ótima história para dar suporte a isso. Estou muito empolgado. Electro tem um visual incrível e empolgante. É um vilão perigoso, existe um monte de coisas com grande apelo que acontecerão com ele enquanto esse mundo é desenvolvido”. Apesar de confirmar Electro, Webb não comentou sobre outros possíveis vilões no filme, mas voltou a falar sobre a importância da Oscorp – e seu fundador, Norman Orsborn – na trama.
Questionado se ele tem algum receio do retorno negativo dos fãs – o personagem é caucasiano nos quadrinhos e o ator é negro -, Webb limitou-se a dizer que “eu espero que nós estejamos além disso [do fato de uma mudança de etnia ser problemática]… algo assim não deveria nem ser uma preocupação”. E realmente essa alteração não tem problema algum, pois Nick Fury sempre foi um personagem caucasiano mas isso não impediu do ator Samuel L. Jackson dar um novo rosto ao personagem e alternar a etnia do personagem até mesmo nos desenhos recentes.
Ainda sobre o próximo filme, Webb disse que algo que o anima é que “não tenho mais que contar a origem de Homem-Aranha, mas expandir esse universo, o que será interessante tanto para Peter Parker como para o público”.
“Eu acho que a origem de Peter honrou muito bem os principais elementos dos quadrinhos, a morte do Tio Ben, a mordida da Aranha, essas coisas, mas eu queria dar ao filme um contexto diferente – criar a partir da origem um universo distinto e sustentável, que pudesse ser explorado em filmes subsequentes”, seguiu, justificando as mudanças polêmicas na origem, questionadas por inúmeros fãs: “Eu não ouvi nada a respeito dos fãs não gostarem da trama envolvendo os pais de Peter, então não tive essa experiência“, esquivou-se do fato de que o filme tem a segunda pior avaliação da franquia, em grande parte por essas mesmas mudanças que ele exalta. “A história com os pais é uma sombra longa que se estenderá sobre três filmes. Eu quero que a trilogia tenha uma sensação de serialização – e isso é desenvolvido aos poucos”.
Para Webb, o que mais importa não é a fidelidade, mas o apreço aos ícones estabelecidos da história e a qualidade da atuação. “O que tenho mais orgulho de O Espetacular Homem-Aranha é a maneira como Andrew Garfield personificou Peter Parker e como a história trouxe novidades para a origem clássica e ao mesmo tempo honrou os elementos mais icônicos dos quadrinhos”. O único ponto negativo do trabalho?“O que eu poderia ter feito melhor é feito o filme um pouco mais curto”.
Em relação ao tom da continuação – o primeiro filme seguia a moda mais “sombria e realista” do Batman de Christopher Nolan e o segundo será realizado após o sucesso do colorido e bem-humorado Vingadores -, o cineasta declarou que gosta muito do humor em Homem-Aranha, “que é parte do DNA do personagem”, e pretende desenvolvê-lo ainda mais no próximo. “Isso é uma das coisas mais interessantes no herói, essa variação de emoções que ele aceita – do tom sério ao hilário”.
“O roteiro está pronto. Ainda estamos fazendo pequenas alterações nele, mas está terminado e é fantástico. Estou muito, muito, muito feliz com ele”, empolgou-se, informando também que existirão algumas mudanças no uniforme do super-herói.
Em última instância, o diretor aprecia qualquer tipo de mudança entre as mídias e através dos tempos, como a introdução do Aranha negro e latino Miles Morales e as recentes informações de que Peter Parker será substituído. “Eu acho fantásticas as mudanças de Peter Parker nos quadrinhos. Existe algo de incrivelmente adaptável no Homem-Aranha. Para mim, tantas mudanças não são indício de que o herói clássico esteja se tornando irrelevante para as novas gerações, mas, pelo contrário, são indícios de que ele é cada mais mais adaptável para qualquer tempo em seus elementos mais icônicos“, concluiu.
O Espetacular Homem-Aranha será lançado em DVD e Blu-ray em 9 de novembro, e sua continuação está prevista para em 2 de maio de 2014.