Lista: 10 filmes sobre a infância - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Lista: 10 filmes sobre a infância

No dia das crianças, nada como uma lista com grandes filmes sobre a infância.

Não são filmes necessariamente para crianças assistirem (embora muitos sejam!), mas filmes que falam sobre a infância, suas maravilhas, seus percalços e a magia da imaginação infantil.

A História Sem Fim: Filme que marcou a infância de muita gente, o longa de 1984 mostra um garoto que entra na história fantástica de um livro.

Os Incompreendidos: Primeiro longa metragem de François Truffaut que, além de inaugurar a nouvelle vague e ser importantíssimo para a história do cinema, venceu o principal prêmio de Cannes. Conta a história de um menino mergulhado na marginalidade porque sua família não lhe dá valor.

Onde Vivem os Monstros: Baseado em um livro infantil de apenas 9 frases,  o filme mostra o desobediente Max indo viver em um mundo só seu, cheio de monstros.

O Labirinto do Fauno: Em uma Espanha assolada pela ditadura fascista, a enteada de um oficial do exército se refugia no seu próprio mundo de fantasias.

Labirinto – A Magia do tempo: Filme de 1986 com uma jovem Jennifer Connely e David Bowie. A jovem Sarah envia seu irmão ao mundo dos duendes e, para recuperá-lo, terá que encontrar a saída de um labirinto no tempo certo.

Pixote, A Lei do Mais Fraco: Um garoto sem lar vive os perigos da rua neste filme de Hector Babenco que se tornou um dos clássicos do cinema brasileiro.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias: No período de chumbo da ditadura no Brasil, acontece também a Copa do Mundo. E um menino apaixonado por futebol é deixado pelos pais, que fogem deixando o garoto em um lugar seguro.

A Estrela e a Cruz (Hand in Hand): Belo filme de 1961 que mostra um menino católico e uma menina judia que, em meio aos preconceitos dos adultos, formam uma bela amizade.

Amigos para sempre (Far from home: The adventures of Yellow dog): Muita gente se lembra de Angus e seu cachorro Amarelo, que se perdem na floresta e movimentam uma busca por equipes de resgate.

A Fantástica Fábrica de Chocolate: Clássico. Tanto o filme de 1971 quanto a refilmagem de 2005 mostram o que muita criança adoraria: ir a uma fábrica de chocolates e conhecer um mundo fantasioso.

Deixe seu comentário