Documentário "A Ditadura da Especulação" é aplaudido em pé - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

Documentário “A Ditadura da Especulação” é aplaudido em pé

Esta acontecendo o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que vai até hoje! O Festival foi marcada por protestos pouco antes da exibição do documentário de curta metragem chamado “A Ditadura da Especulação”, que narra o processo de desalojamento de uma comunidade indígena para a construção do setor noroeste da capital federal.

O curta metragem, que segundo os créditos de abertura não recebeu qualquer patrocínio, mostra as tentativas de impedir que as máquinas derrubassem a vegetação local para construção dos edifícios, cujo metro quadrado, o mais caro da capital, pode chegar a R$ 25 mil. Além disso o documentário também mostra diversos confrontos entre índios, estudantes, polícia militar e seguranças da administradora Terracap, que além de ser a estatal que administra as terras públicas do Distrito Federal, curiosamente também é uma das patrocinadoras do festival. O filme retrata exatamente este movimento de resistência ao avanço das construções de desse novo bairro em Brasília, que acabou retirando do local um antigo santuário indígena, ou seja, uma comunidade indígena que habitava a área.

A causa relatava no curta comoveu a platéia que ao fim da exibição, pela primeira vez desde o início da mostra competitiva, aplaudiu um filme em pé.
“A Ditadura da Especulação” é dirigida por Zé Furtado que é um voluntário do Centro de Mídia Independente, uma locutora de rádio livre. Na verde o filme é um coletivo de cineastas responsáveis pela obra, e tem o objetivo de ser uma ferramenta politica que se desdobra em ações práticas.

Confira o Teaser de “A Ditadura da Especulação” que também diponibilizará o filme para download na internet:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=vM0ppcaFzNw&feature=player_embedded]

Deixe seu comentário