Dica de livro: “Indústria Cultural e Sociedade”
Às vezes, para entendermos melhor o cinema, precisamos ler mais livros.
Chega um ponto em que os blockbusters de nada acrescentam. Divertem, mas não nos instigam a pensar. E aí precisamos buscar novos horizontes.
E como os filmes clássicos nos ajudam a entender melhor o cinema, o mesmo ocorre com os livros. Nada como um bom livro escrito há alguns anos para entendermos um pouco do mundo em que vivemos.
O livro “Indústria Cultural e Sociedade”, de Theodor Adorno, foi escrito entre 1947 e 1949, mas é mais atual do que nunca.
Nele, o filósofo e sociólogo analisa os elementos que fazem com que a cultura de massa se torne um produto e passe a ter outros significados para a sociedade. O livro também aborda o que é cultura e qual o papel do crítico, e faz com que entendamos um pouco mais a respeito das relações entre cultura, indústria, economia e política no mundo contemporâneo.
Na verdade, o livro trata da arte como um todo e não somente de cinema. Mas é obrigatório para quem quer entender por que há filmes ruins fazendo tanto sucesso.
A partir de Adorno, pode-se partir para outros estudiosos do tema que foram contemporâneos e estudaram a mesma coisa: Walter Benjamin, por exemplo.
Chega um momento que é preciso pensar mais a respeito do que consumimos. O livro pode ser lido online, basta clicar AQUI.