"O Palhaço" representará a indicação brasileira ao Oscar! - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

“O Palhaço” representará a indicação brasileira ao Oscar!

O Ministério da Cultura anunciou neste quinta-feira o filme “O Palhaço”, para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira em 2013.

O filme dirigido e protagonizado por Selton Mello, conta a história de um palhaço que passa por uma crise existencial e pensa em abandonar o circo em que trabalha com seu pai.

Para escolher o filme entre outros 16 filmes inscritos, foi realizada uma bancada julgadora com especialistas. Entre eles estavam Ana Paula Dourado Santana, Ana Luiza Azevedo, Andre Sturm, Carlos Eduardo Rodrigues, Flávio Tambellini, George Torquato Firmeza, José Geraldo Couto e Lauro Escorel.

“Creio que a maior inovação que fazemos com a escolha do ‘Palhaço’, reside no seu potencial. Esta indicação tem que ser vista como um prêmio também, é um aval de que um filme pode ir além. Espero que isso seja positivo para uma produção que já é sucesso”, afirmou a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana, em comunicado.

Agora “O Palhaço” tentará quebrar um tabu! O último filme brasileiro indicado ao Oscar foi “Cidade de Deus”, em 2003, que concorreu nas categorias melhor fotografia, melhor direção, melhor edição e melhor roteiro adaptado. Desde o filme de Fernando Meirelles, nunca mais tivemos um representante na categoria.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood vai anunciar no dia 10 de janeiro a lista de indicados ao Oscar. A 85a edição do Oscar será realizado em 24 de fevereiro, em Los Angeles.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=DzS9nGJc5Sk&feature=player_embedded]

Informações: UOL

Deixe seu comentário