Estúdio italiano clássico pode ser "modernizado" - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Estúdio italiano clássico pode ser “modernizado”

O estúdio “Cinecittà” é talvez o mais clássico do cinema. Além de ter sido palco das filmagens de grandes filmes italianos – Fellini gravou todos os seus filmes lá -, o estúdio teve filmes como “Ben Hur” e “Cleópatra” (com Elizabeth Taylor) gravados entre seus portões.

O Cinecittà ainda se baseia em sua memória afetiva do cinema para ser utilizado por vários produtores. Além de produções italianas para TV e visitas de turistas, o estúdio foi utilizado para filmes recentes como “A Paixão de Cristo”, de Mel Gibson, “Gangues de Nova York”, de Martin Scorcese, e “Para Roma Com Amor”, de Woody Allen.

Mesmo assim, o estúdio está perdendo espaço para países mais baratos do leste europeu. Assim, os administradores atuais do Cinecittà optaram por fazer uma modernização administrativa. Eles vão dividir os estúdios para empresas menores, construir um parque temático, um spa e um hotel.

Por “fugir das raízes do cinema”, os funcionários do Cinecittà optaram por fazer greve, e estão ocupando a entrada do local. Além de temerem a perda de seus empregos, os grevistas alegam que o estúdio não deve caminhar para atividades não relacionadas ao cinema. Alguns ainda temem a venda total do terreno para construtoras, o que colocaria fim no lendário Cinecittà.

“Todos os encontros, relações, amizades, experiências, viagens para mim começam e terminam nos estúdios de Cinecittà” – Frederico Fellini

Fonte: BBC

Deixe seu comentário