O cinema em números: Shopping e TV Paga
Duas pesquisas recentes mostram como o brasileiro se comporta em relação ao cinema e aos filmes exibidos na TV.
CINEMA NO SHOPPING
De um lado, temos a pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers, que revelou números a respeito dos frequentadores dos centros de compras e lazer. Segundo a pesquisa, 75% das pessoas que vão aos cinemas também fazem compras ou comem na praça de alimentação. Segundo esta pesquisa, 53% dos frequentadores de shopping centers vão ao cinema pelo menos uma vez por mês. Se considerarmos somente os jovens de 16 a 19 anos, a porcentagem aumenta para 73%.
Do público que frequenta os shopping centers, 54% são da classe B, 23% são da classe C, 22% da classe A, e 1% pertencem à classe D.
TV POR ASSINATURA É ACEITA
Se você é do tipo de pessoa que reclama porque só tem canais dublados na TV paga, você não passa de uma minoria. O Ibope ouviu 18 mil pessoas em grandes regiões como São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, entre outras, e chegou à conclusão de que 78% dos assinantes de TV paga estão satisfeitos com os serviços de suas operadoras, ou seja, não acham ruim a falta de opção de áudio, por exemplo.
A mesma pesquisa revelou que 63% das compras nos serviços “on demand” (como o NOW, da NET), são de filmes. Entre os que ainda não tem TV por assinatura, 17% pretendem contratar algum serviço nos próximos meses.
Fontes: Cinema em Cena e Estadão (15/09/2012, p. D11)