HQ's que inspiraram a trilogia Batman do Nolan - Atualizado - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

HQ’s que inspiraram a trilogia Batman do Nolan – Atualizado

O Cavaleiro das Trevas Ressurge traz o fim da trilogia de Christopher Nolan que teve início em Batman Begins. Apesar de ser um filme autoral, com mitologia própria dentro do universo conhecido do personagem, é claro nos três filmes que os três roteiros tiveram grande influência de algumas HQ’s clássicas do homem-morcego. Segue um guia das HQ’s que foram grande influenciadoras nos filmes e que vale a pena procurá-las para ler.

BATMAN – ANO UM

Com certeza a revista que foi a base primordial para o filme Batman Begins. Na revista podemos ver o início da carreira de Bruce Wayne como Batman assim como a chegada do então tenente Gordon à Gothan-city. O grande vilão do filme é a mafia e a corrupção na polícia. Temas muito bem mostrados no primeiro filme da trilogia.

O LONGO DIA DAS BRUXAS

A história é considerada a continuação de Batman Ano Um, e mostra um Gothan-city no meio de uma disputa da máfia, de um lado Carmine Falcone e do outro Salvatore Maroni. Ao encalço deles está Batman, o comissáirio Gordon e o promotor público Harvey Dent. Após tentativas de acabar com o dinheiro de Falcone, Batman acaba destruindo o local onde o mafioso estocava dinheiro, deixando o bandido furioso e que atenta contra a vida de Harvey Dent e sua esposa.Gilda, mas eles sobrevivem. No meio tempo surge um assassino matando os membros da familia Falconi. Harvey se alia a Maroni para que este testemunhe contra Falcone mas ele o trai no julgamento e joga ácido no rosto do promotor.

A história das HQ’s tiveram grande influencia no filme O Cavaleiro das Trevas, desde o princípio com Batman, Gordon e Dent indo à caça do dinheiro da máfia, assim como a transformalção de Harvey Dent em Duas-caras, e a morte de Rachel Dawes (que nas Hq’s seria a esposa de Dent).

A QUEDA DO MORCEGO *CUIDADO SPOILERS DE O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE!!!

Na história que traz a primeira aparição do vilão Bane, Bruce Wayne começa a sentir em seu corpo o peso de anos de luta contra o crime, nesse meio tempo surge o vilão Bane que tem como objetivo conquistar Gothan-city. Sabendo que não venceria de Batman em um combate direto, Bane põe em prática seu plano, soltando todos os presos do asilo Arkham e fazendo o herói ir até seu limite para capturar todos os seus arqui-inimigos. Bane vai até a mansão Wayne, pois havia deduzido a real identidade do herói. Após uma longa batalha o vilão levanta Batman e quebra sua coluna, após dizer uma das frases mais impactantes do cavaleiro das trevas “Eu sou Bane…eu poderia matar você…mas sua morte apenas acabaria com sua agonia e silenciaria sua vergonha. Invez disso eu irei apenas…QUEBRÁ-LO! Bruce Wayne fica paraplégico e Bane conquista o submundo de Gothan. Após um longo tempo, Bruce recuperado retorna a Gothan, porém sem Alfred, que tinha ido com ele em seu exílio, pois Alfred não conseguia mais aguentar ver seu mestre e filho de criação machucado. Quem derrota Bane é o herói Azrael, porém ele acaba ficando descontrolado e tem um embate com Batman no qual é dado como morto, quando na verdade aguardava o anti-herói na batcaverna derrotando-o e dessa forma acabando a saga em três partes da queda do morcego.

No filme vemos um Batman que já não atua a vários anos além de não ter mais preparo físico. Temos a demissão de Alfred para tentar impedir seu patrão de voltar a luta contra o crime e o surgimento de Bane que consegue cansar, acuar e quebrar o morcego. Depois temos a volta do Batman mas não é ele que vence Bane, no e sim Selina Kyle e depois temos a suposta morte do herói.

O Cavaleiro das Trevas

Essa aclamada revista traz um Bruce Wayne já com 55 anos, numa Gothan-city que está a 10 anos sem notícias do Batman. Até que uma ameaça a cidade, uma gangue de mutantes ameaça a paz da cidade forçando o Cavaleiro das Trevas a voltar à ativa. No meio do tumulto o Coringa volta a atacar e depois de um confronto com Batman acaba se matando para o Homem-morcego levar a culpa e ser perseguido, o que ocorre. Acabamos conhecendo a nova Robin assim como um novo grupo, os filhos do Batman, um grupo de jovens que seguem o herói na luta contra o crime. No final Batman é supostamente morto por Superman, na realidade ele usou de uma droga que o deixava semi-morto por um período de tempo, para poder ser declarado morto e pode começar uma nova vida em outro lugar.

Em Batman o Cavaleiro das Trevas Ressurge, temos muitos elementos dessa clássica HQ, com Batman desaparecido por muitos anos, sua perseguição (no filme pelo morte de Harvey Dent – Duas Caras), o surgimento de um novo aliado e também no final sua suposta morte para poder ter um novo começo em outro lugar.

O Legado do Demônio

Nessa saga, temos Ra’s Al Ghul procurando estabelecer seu legado e a continuação do clã da Liga das Sombras. Inicialmente ele quer que Bruce Wayne case com sua filha Thalia Al Ghul, mas quando esse recusa, Ra’s Al Ghul concede a mão de Thalia ao vilão Bane ao qual também entra para a Liga das Sombras. O objetivo da Liga das Sombras é então revelado, eles querem destruir Gothan explodindo uma bomba que traz um vírus mortal. Batman consegue frustrar os planos deles derrotando Bane que nunca mais é visto.

No filme, temos o envolvimento de Bane com Thalia além de mostrar o último intento da Liga das Sombras para destruir Gothan, assim como a aproximação de Thalia à Bruce Wayne para poder manipulá-lo.

 

 

Deixe seu comentário