Blade Runner - Aniversário de 30 anos - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Blade Runner – Aniversário de 30 anos

Um dos clássicos filmes de ficção científica, Blade Runner, estreava no dia 25 de junho de 1982.

Dirigido por Ridley Scott, a história é ambientada no início do século 21, mais precisamente em Los Angeles. O clima quente e ensolarado é substituído por uma metrópole de formas e cores sinistras, onde uma superpopulação se amontoa em arranha-céus decadentes, corroídos por uma incessante chuva ácida que teima em cair.

É nesse decadente planeta Terra que vive o detetive Deckard, interpretado por Harrison Ford, que já era um queridinho dos filmes de aventura espacial pelo papel de Han Solo na trilogia clássica Guerra nas Estrelas. Ele é convocado por seus superiores a realizar um último trabalho. “Aposentar” quatro androides desertores, chamados de Replicantes, que fugiram à cidade após uma rebelião em um sistema estelar. O detalhe é que essa geração de androides – a NEXUS 6 – é o mais próximo que os humanos chegaram da perfeição robótica. Além de serem dotados de grande inteligência, agilidade e força física, os replicantes têm um objetivo a ser alcançado: A busca por mais tempo de vida.

O elenco também contava com Sean Young,Edward James Olmos, Daryl Hannah e Rutger Hauer, em seu melhor papel.

O filme sofreu muitas modificações para contra gosto dos fãs que acham que foi colocada informações demais, desnecessárias e que menosprezavam a capacidade do público de entender o filme. Algo como o que foi feito por George Lucas.

Edição Especial – de 2005 – traz em três discos as quatro versões mais conhecidas do filme (há outras para a TV e festivais, de menor importância): As duas de 1982 (Versão para cinema EUA eVersão para cinema internacional), a Versão do diretor (1992) e a Versão final do diretor(2007). Em 2012, para comemorar os 30 anos, uma nova versão do filme será lançada, em Blu-Ray e com uma miniatura do “spinner”, o carro voador, e 10 horas de extras inéditos.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uNxNqvpaat0]

Deixe seu comentário