Killing them Softly e outras coisas de Cannes
Muitas coisas acontecem no Festival de Cannes. O Cinem(ação) tenta sintetizar os acontecimentos mais importantes noticiados até agora:
1- Brad Pitt apareceu no Festival para divulgar seu novo filme “Killing them Softly”, junto com o diretor Andre Dominik. Juntos, eles falaram sobre o tema do filme, que trata de violência e do mundo em crise. De acordo com Pitt, é necessário filmar a violência, já que vivemos em um mundo violento. Dominik afirmou, durante a discussão, que as críticas contra os clássicos infantis dos irmãos Grimm, por exemplo, são contraditórias, visto que a sociedade é muito mais violenta que os contos.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=8xDO37sEovE]
2- O aclamado diretor francês Alain Resnais teve seu filme “Vous n’Avez Encore Rien Vu” (‘Você ainda não viu nada’, em tradução livre) exibido e aclamado. O filme faz jus ao título ao mostrar algo completamente diferente. O diretor filmou cenas reais de atores que vão juntos ler o testamento de um amigo recém falecido e os coloca diante de emocionantes experiências.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=G3eTQAwglWE]
3- O filme mais aplaudido até agora no Festival de Cannes foi “Les Chevaux de Dieu” (Os Cavalos de Deus), do diretor francês de origem árabe Nabil Ayouch. O filme, que arrancou lágrimas dos espectadores, se aprofunda na mente dos “homens-bomba”. O diretor utilizou atores jovens de Casablanca (Marrocos).
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=18VPabscp2s]
4- “Na Estrada”, de Walter Salles, foi muito aplaudido por todos. Mas o jornal britânico “The Guardian”, por meio do crítico Peter Bradshaw, caracterizou o filme como pretensioso, com personagens egoístas.