China consome cinema como nunca - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

China consome cinema como nunca

A China é o segundo país que mais consome cinema no mundo. Perde somente para os Estados Unidos.

Embora o cinema chinês esteja crescendo bastante, os filmes preferidos dos chineses são os hollywoodianos.

Embora a pirataria seja um grande problema no país, as classes mais abastadas fazem questão de pagar ingressos. Em 2011, a venda de ingressos cresceu 30% no país, alcançando a marca de US$ 2 bilhões. Atualmente, a China conta com 11 mil salas de cinema, após um crescimento vertiginoso nos últimos 5 anos. Se continuar assim, a China deve ultrapassar os Estados Unidos como principal consumidor de filmes no mundo todo.

Mas vale lembrar que a China não é um país muito aberto. Por ano, apenas 34 filmes estrangeiros podem ser exibidos no cinema chinês. O restante tem que ser produção do país.

Mas não é por essas dificuldades que Hollywood vai desistir de um mercado tão  importante. Como as co-produções entram no mercado fora do limite estipulado pelo governo, as produtoras americanas estão fazendo parcerias: e o filme “Homem de Ferro 3” está sendo feito com parceria da produtora DMG Entertainment, de Pequim, justamente para haver espaço nos cinemas. E para que isso aconteça, as produções tem também uma porcentagem de atores chineses a serem utilizados no filme.

Além de tudo isso, a censura chinesa garante que nenhum filme crie uma imagem ruim à China. Ou seja, se Hollywood se render definitivamente ao mercado chinês, pode ser que muitos filmes percam sua liberdade em função do dinheiro dos orientais.

fonte: cultura e mercado

Deixe seu comentário