Nigéria supera Estados Unidos - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Nigéria supera Estados Unidos

Não estamos falando de PIB e nem de IDH. Os números que fazem a Nigéria ser maior que os Estados Unidos são do cinema.

A Nigéria passou a ser o segundo maior país produtor de filmes do mundo, atrás somente da Índia. Já que o mercado americano é chamado de Hollywood e o indiano de Bollywood, o cinema nigeriano recebeu o nome de Nollywood.

Em 2011, Nollywood rodou 872 filmes, ultrapassando os 485 da indústria de Hollywood, mas ainda atrás dos 1.091 filmes indianos (alguns cálculos mostram números maiores tanto para a Nigéria quanto para a Índia). A indústria do cinema nigeriano ainda é muito precária em técnica e estrutura, mas atinge em cheio o público do país, já que está mais próxima da cultura deles, e se dissemina cada vez mais pelos países vizinhos.

Os filmes nigerianos geralmente falam de violência e dramas humanos, tendem ao melodrama e evitam os finais felizes. Os produtores não hesitam em falar de AIDS e outros temas sociais polêmicos que fazem parte da realidade da população.

O cinema nigeriano tem como principal fonte de renda o mercado de DVDs, mas começou com as cópias caseiras em formato de VHS, no ano de 1992. Atualmente, os filmes são rodados em casas e locações, a custos muito baratos. Os atores ganham cerca de 300 dólares por filme e cada filme não sai por mais de 10 mil dólares.

Aos poucos, o mercado nigeriano vai ganhando mais qualidade e profissionalismo, mas já merece destaque por produzir cultura nacional em larga escala para as massas. A Nigéria hoje tem mais de 140 milhões de habitantes, contava com apenas 4 (quatro!) salas de cinema em 2006 e vende cópias originais de DVD pelo mesmo preço da cópia pirata, de maneira que somente os filmes estrangeiros (americanos) são vendidos em cópias piratas no país.

Abaixo, veja um vídeo que mostra um pouco da indústria de Nollywood e trailers de filmes nigerianos.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=UiOlgcgjQmI]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=WUKNmn1kbPs&feature=related]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=OAC9IibYnZc&feature=related]

Deixe seu comentário