O que esperar de "O Tempo e o Vento" - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

O que esperar de “O Tempo e o Vento”

O filme “O Tempo e o Vento”, de Jayme Monjardim, começou a ser gravado no fim de Março na cidade de Pelotas (RS). As gravações ainda passarão pela cidade cenográfica construída em Bagé e por diversas locações no Rio Grande do Sul até Junho. O filme deve estrear nos cinemas em 2013, e depois a Rede Globo deve apresentar uma versão em formato de minissérie.

Monjardim, aliás, é diretor da Globo há muito tempo, e tem superproduções como “A Casa das Sete Mulheres” e “Maysa – Quando Fala o Coração” no currículo, além do filme “Olga”.

O segundo longa metragem de Jayme Monjardim é adaptação da trilogia de Érico Veríssimo, escrita entre 1949 e 1962, que conta a saga das famílias Terra e Cambará, sendo considerada a obra definitiva do Rio Grande do Sul, visto que conta a história da formação do estado, passando por diversas guerras e conflitos.

O filme terá Cléo Pires e Marjorie Estiano no elenco, além de Thiago Lacerda e Fernanda Montenegro como os importantes personagens Capitão Rodrigo e Bibiana, respectivamente.

Apesar da produção grandiosa, há de se considerar detalhes que podem pesar na qualidade do filme.

Os gaúchos, orgulhosos da obra literária, já cobram a produção de ser realista no sotaque. Lacerda sabe da responsabilidade de atuar como o principal ícone do guerreiro gaúcho, mas Monjardim já afirmou que a produção terá “sotaque nacional” e que ele está pintando “seu próprio quadro” da história.

Se as afirmações do diretor já amedrontam, é importante lembrar que o filme “Olga” foi mal recebido pela crítica ao optar por uma linguagem excessivamente televisiva, cheia de diálogos repetitivos e exageros dramatúrgicos.

Portanto, é mais provável que “O Tempo e o Vento” seja uma produção muito mais televisiva que cinematográfica.

[slideshow]

Deixe seu comentário