Sexta-Feira Santa e os filmes sobre Jesus - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Sexta-Feira Santa e os filmes sobre Jesus

A Sexta-Feira Santa, ou Sexta Feira da Paixão, que antecede o Domingo de Páscoa, inicia o período em que os cristãos celebram o Julgamento, Paixão, Crucificação, Morte e Sepultura de Jesus Cristo.

Todo ano, a data é celebrada na primeira Sexta-Feira após a primeira Lua Cheia depois do equinócio de outono (ou equinócio de primavera no hemisfério norte), variando entre 20 de Março e 23 de Abril.

Em uma data tão cristã, nada como assistir a um bom filme sobre Jesus Cristo. Mesmo aos não cristãos, a história do messias pode ser bastante inspiradora e resultar em produções cinematográficas de grande qualidade.

Veja uma pequena lista de filmes completamente diferentes sobre Jesus:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=1dNXCeDKohY]

Jesus de Nazaré: O filme do diretor Franco Zefirelli é na verdade uma minissérie que pode ser adaptada para um longo filme. Gravado em 1977, o “filme” tem o ator Robert Powell como um Jesus pouco expresssivo mas eficiente. E você não precisa nem alugar o DVD: a produção é reprisada todos os anos por algum canal de TV no Brasil, seja em forma de série ou de filme.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=IdCppzXnPfs]

A Paixão de Cristo: A última grande produção de Hollywood sobre Cristo. Com um dedicado Jim Caviezel no papel de Jesus e um devoto Mel Gibson na direção, o filme é falado em aramaico, cheio de sangue e totalmente realista. Muitos consideram o filme como antissemita.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=qJKxg4p-Alk]

A Última Tentação de Cristo: Considerado por muitos como o melhor filme já produzido sobre Jesus Cristo, o filme tem Willem Dafoe como protagonista, e niguém menos que Martin Scorsese (católico fervoroso) na direção.Feito em 1988, o filme foi indicado ao Oscar de 89 por Melhor Direção, e fez polêmica a ponto de ser acusado de herético pela Igreja.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=CEUDcqYGK74]

Jesus Cristo Superstar: Musical contado sob o ponto de vista de Judas, o filme mostra um Jesus hippie nos seus sete últimos dias de vida, que tem de enfrentar soldados romanos armados com metralhadoras. Esta versão é frequentemente montada nos teatros.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=vVHhg67RVd4]

A Vida de Brian: Se você não vê problemas em rir junto com Jesus e sua época, aproveite para ver o longa do grupo de comédia Monty Python. O filme de 1979 conta a história de Brian, que nasceu no mesmo dia que Jesus e foi confundido com ele pelos reis magos.

Deixe seu comentário