Podcast Cinem(ação) #243: Cidade de Deus: 15 anos

Podcast Cinem(ação) #243: Cidade de Deus: 15 anos

Há 15 anos, estreava nos cinemas brasileiros um filme que mudaria a história: Cidade de Deus, dirigido por Kátia Lund e Fernando Meirelles. O longa, que abriu portas para inúmeros atores jovens que dificilmente teriam outra oportunidade, marcou história por ter uma direção forte, uma história marcante, e elementos cinematográficos que fazem da narrativa uma obra prima.

Para celebrar o aniversário, Rafael Arinelli e Daniel Cury conversam com Cauê Petito e Bárbara Figueira (do podcast Trabalho de Mesa) sobre Cidade de Deus. Eles discutem por que é que malandro não para e por que é que cocota bota ovo no baile! Mas é claro que tem espaço para assunto sério. As escolhas da direção e da fotografia que enriquecem a obra, a realidade dura da vida na favela, o trabalho de preparação dos atores. Também falamos sobre o significado das relações, o aprofundamento no personagem Zé Pequeno, a função da câmera, a forma cíclica como as histórias ocorrem, remetendo à repetição da violência. A cena da galinha – é claro – ganha momentos de debate, e sobra espaço para falar sobre os atores e a atual falta de oportunidade para muitos deles, que acabaram saindo dos holofotes. Quer saber do que mais nós falamos? Então não perde tempo e clique no PLAY pra ouvir a gente desenrolando uma ideia. Afinal de contas, malandro não conversa…

Download | iTunes | Feed

> 07m45: Repercussão

> 15m35: Pauta Principal

> 1h30m45: Plano Detalhe

> 1h42m41: Encerramento & Erros de Gravação

Planos Detalhes:

Links do Podcast Cinem(ação):

Críticas, elogios, sugestões para contato@cinemacao.com ou no facebook.com/cinemacao ou ainda pelo twitter.com/cinemacao

Este Podcast foi editado por: !SSOaí Design Estratégico

Gostou? Dê um like e passe adiante!

Leia também:

Apoie o Cinem(ação): contribua com a cultura cinematografica!

  • Críticas cinematográficas
  • Mais de 6 horas de conteúdo inédito por semana
  • Podcasts semanais
  • Grupo no Facebook exclusivo para apoiadores
  • Acompanhamento das nossas conquistas com seu apoio

Abra a porta do armário! Deixe seu comentário:

  • Davi Vilela

    Otimo Cast! Estava ansioso para ouvir um podcast sobre os 15 anos de Cidade.Interessante que pouco se falou sobre essa data 15 anos de Cidade de Deus. Vocês só me dão orgulho!!!!!

    Interessante fazer um paralelo trágico infelizmente com Pixote – A Lei do Mais Fraco. Todos os atores do filme também eram amadores. E infelizmente todos tiveram um destino trágico. A criminalidade e a Morte. Lembro que na época do filme muito se falou disso da preocupação para que os atores não fossem para esse lado. Mas infelizmente ocorreu.

    Inclusive um dos atores Ivan Silva Martins que no filme fez é suspeito da morte de um PM no rio. E no caso dele a vida imitou a arte no pleno sentido, na época do filme ele era conhecido como Ivanzinho hoje é conhecido como Ivan O terrível. Inclusive na época do lançamento do filme ele estava preso.

  • Ana Balderramas

    O Rafa tentando imitar carioca foi uma vergonha hahahahahaaha

    Cidade de Deus é um filme perfeito! Ótimo cast <3

  • Daniel Lemos Cury

    cara, EXCELENTE paralelo!

  • Daniel Lemos Cury

    somos péssimos imitadores! rsrs
    obrigado pelo elogio!