Está chegando a animação “Valente” com um toque brasileiro! - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Está chegando a animação “Valente” com um toque brasileiro!

No dia 20 estreia em todo o país a nova animação da Pixar, “Valente” que já chamou a atenção de muitas pessoas pela qualidade da animação. Para os brasileiros e amantes de tecnologia, “Valente” tem um toque brasileiro que vale muito a pena ser observado. O nome deste toque: Nancy Kato.

Nancy é de São Paulo e formou-se pela FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) antes de ir para Nova York fazer um mestrado em computação gráfica. Depois do mestrado, Nancy foi trabalhar em Los Angeles, com efeitos especiais de filmes. Depois disso, Nancy resolveu se arriscar e mandar um portfólio para a Pixar, que em 1999 estava em busca de novos talentos para ajudar na finalização de “Toy Story 2”, com a porta de entrada totalmente aberta para ela, Nancy completou 10 anos de Pixar e já participou de projetos como: “Monstros S.A.” (2001), “Procurando Nemo” (2003), “Os Incríveis” (2004), “Ratatouille” (2007), “Wall-E” (2008), “Up – Altas Aventuras” (2009) e “Toy Story 3”  (2010).

Em “Valente”, Nancy afirma que o maior desafio foi manter o realismo da animação. “‘Valente’ é um filme muito realístico – são humanos, personagens muito próximos a nossa realidade, as pessoas reconhecem como é o movimento de um humano. Queríamos criar alguns exageros de animação, mas também queríamos manter uma fidelidade ao que acontece na vida real. É muito sutil e desafiador nesse ponto”.

Nancy é animadora de personagem, faz tudo que envolve movimento. O personagem já vem criado, com design, e ela já sabe o que vai acontecer na cena. O seu departamento fica responsável por toda a parte de atuação e ação, dando vida ao personagem.

Para quem tem curiosidade de saber como é um dia de trabalho de um animador, Nancy explica: “É um trabalho muito meticuloso. De manhã cedo temos o que chamamos de ‘dailies’, que são encontros com o diretor do filme em uma sala de cinema. Se você tiver algum trabalho em andamento que queira que ele dê um retorno, você mostra no telão e ele e quem mais estiver presente faz comentários. Depois, voltamos para a nossa mesa e trabalhamos na cena. De tarde, se quisermos, podemos ter outro encontro com o diretor. Podemos nos inscrever no que chamamos de ‘walk through’ e o diretor vem na nossa sala com os supervisores e faz uma crítica mais pessoal. E toda semana temos um prazo e uma meta a cumprir. Tem bastante pressão”.

Depois de “Valente”, o trabalho de Nancy poderá ser visto novamente em “Universidade Monstros”, que tem estreia no Brasil prevista para junho de 2013. Nesta produção, que é um prólogo de “Monstros S.A.”, Nancy anima os movimentos do monstrengo verde Mike quando ele tem seis anos de idade e ainda está na escola.

Confira o Trailer de “Valente”, filme que tem estreia marcada para próximo dia 20!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=na5jBkIbXqE]

Deixe seu comentário