Home Cinema Mundial Alien – Especial 2

No cinema, tudo o que vemos está limitado apenas a imaginação do diretor e a tecnologia da época. E em cada filme de ficção ou fantasia, os diretores tem a oportunidade de brincar de Deus criando novos mundos, raças, plantas. Não há como não pensar logo de cara no filme Avatar, James Cameron criou todo um planeta com seu ecossistema, flora e fauna única e peculiar. Ou mesmo George Lucas com a hexalogia Star Wars onde criou diversas, raças, planetas, organizações políticas e religiosas. Mas em nenhum desses filmes, jamais foi criado uma criatura tão mortal e brutal como os alienígenas da série Alien.

As criaturas vistas no filme Alien foram criadas a partir das obras de um artista plástico suiço chamado H. R. Giger, um artista envolvido nas áreas de surrealismo e artes fantásticas e que tem como sua marca registrada a temática que fica no limiar do horror e do erotismo. Foi no filme Alien que o artista recebeu uma das maiores honrarias, que foi o Oscar de efeitos especiais. Ridley Scott sabia que seria necessário um verdadeiro artista para dar vida a suas criaturas. Vejam mais uma imagem de H R Giger.

Mas o que são essas criaturas? Os aliens vistos no filme são chamados de Xenomórficos, pois passam por diversas metamorfoses e se adequam ao hospedeiro. Por exemplo no filme Alien3, a larva se encasula em um cachorro e o Zangão originado é quadrúpede.

Os xenomórficos tem estrutura humanóide básica (cabeça, tronco, membros superiores e membros inferiores), o corpo é coberto por uma carapaça negra e lustrosa, nas costas existem dois pares de tubos medindo quase um metro que produzem uma espécie de teia viscosa, usada para a criatura se fixar onde não houver apoio.

Cada mão possui seis dedos, dois deles sendo polegares e os outros quatro estão dispostos em pares. O único traço fisionômico visível é a boca com grandes “presas” prateadas, além de uma segunda boca que se projeta para fora quando a primeira está aberta.

A criatura adulta, também chamada de Zangão, ataca por dois motivos, ou quando está com fome ou quando precisa capturar seres para servirem de hospedeiro às larvas ou (face-hugger).

Na forma adulta existem dois tipos básicos de aliens, a rainha e os zangões. Ambos vivem em uma sociedade matriarcal muito semelhante a uma colmeia de abelhas. A rainha passa a vida pondo ovos e controlando telepaticamente as atividades dos zangões, que por sua vez cuidam dos ninhos, arranjam alimentos para a rainha e estão dispostos a morrer por ela se ela assim o ordenar.

Cada ovo da rainha abriga uma larva, essa larva parece uma mão monstruosa com dedos longos e uma longa e forte cauda. Quando uma criatura viva se aproxima do ovo este se abre e a larva ataca de surpresa, saltando em seu rosto e agarrando firmemente em seu rosto, enquanto a cauda enrola totalmente no pescoço da vítima.

Depois que a vítima fica inconsciente, ainda é possível tentar remover a larva, mas isso é algo muito perigoso, pois os xenomórficos possuem um ácido poderoso no lugar do sangue e estrangulará até a morte seu refém antes de ser retirado. Se a larva não for removida ela permanecerá grudada por um período de 17 a 24 horas e depois se soltará aparentemente morta. Na verdade não  se trata mais da larva e sim de uma casca vazia. A verdadeira larva entrou pela boca da vítima e está incubada em seu aparelho digestivo.

Menos de uma hora depois do desprendimento o hospedeiro recobre a consciência e não percebe nenhuma diferença apenas uma fome incomum. Após algumas horas este começa a sentir fortes dores até que a pupa (chest-buster) força sua saída pela caixa torácica matando o hospedeiro. 

Se não houver por perto outras criaturas que a obriguem a fugir a pupa se alimenta do próprio hospedeiro, e depois procura outras fontes de alimento, podendo ser até mesmo fontes inorgânicas com o metal. Quando ela está suficientemente alimentada sofre sua última metamorfose, adquirindo sua forma definitiva, um zangão ou uma rainha.

Mesmo não fazendo parte da cronologia original o filme Alien Vs. Predador 2 mostra mais uma variação dos Xenomórficos, quando um deles se hospeda em um Predador, é o Predaalien, conforme podem conferir ao lado com direito aos dreds.

Essas são todas as fases das criaturas vistas nos filmes Alien, com a estréia do filme Prometheus amanhã, poderemos saber se são as mesmas criaturas ou se apenas seguem algumas características… temos excelentes filmes para passar o feriado e final de semana, tendo uma verdadeira aula de biologia espacial…

  • http://www.facebook.com/sil.perezz Silvana Perez

    Bem legal o post! =)
    Só queria lembrar que Prometheus estreia oficialmente dia 15!! Por enquanto só há pré-estreias em alguns cinemas.

    • http://heauarri.wordpress.com Henrique Rizatto

      Obrigado pelo seu comentário Silvana. Exatamente, oficialmente a estréia é dia 15, mas por conta do feriado, alguns cinemas como os da rede Kinoplex, por exemplo, irão passar o filme mesmo que apenas uma sessão por dia. Aproveito a oportunidade para te convidar a conhecer o espaço Eu Cinéfilo do cinem(ação).

CIN(ESTREIA)

0 171

Nesta quinta-feira, dois filmes importantes chegam aos cinemas brasileiros: "O Homem Mais Procurado" e "Trash - A Esperança vem do Lixo". No primeiro, um dos...
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers: