Deserto Particular, representante no Oscar, estreia dia 25 - Cinem(ação)
Cinema Nacional

Deserto Particular, representante no Oscar, estreia dia 25

Deserto Particular, do diretor Aly Muritiba, chega aos cinemas brasileiros no dia 25 de novembro com distribuição da Pandora Filmes. O filme foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de melhor filme internacional no Oscar de 2022. Premiado no Festival de Veneza deste ano, como mês o filme brasileiro ganhou o prêmio do público da Mostra Venice Days, e teve sua estreia brasileira na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Antes da estreia nacional, o público de São Paulo ainda poderá assistir ao filme no Festival Mix Brasil, no dia 12 de novembro, as 20h00 no Cinesesc.

O longa é protagonizado por Antonio Saboia (Bacurau) como Daniel, um policial afastado do trabalho depois de cometer um erro. Ele mora em Curitiba, com um pai doente, de quem cuida com devoção. Taciturno, Daniel fala pouco, e sorri menos ainda. Seu único motivo de alegria é a misteriosa Sara, uma moça que mora no sertão da Bahia, e com quem se corresponde por aplicativo de celular. O desaparecimento súbito de Sara faz com que Daniel resolva cruzar o país em busca de seu amor.

“Deserto Particular é um filme de encontros. Desde 2016, com o golpe que tirou do poder uma presidenta democraticamente eleita, minha geração, formada depois da Ditadura Militar, enfrenta o momento mais dramático de sua existência. O país afundou numa espiral de ódio que culminou com a eleição de um fascista como presidente. Depois da eleição de Jair Bolsonaro, todas as minorias, mulheres, indígenas, a comunidade LGBTQIA+, negros, entre outros, passaram a ser sistematicamente perseguidas, e o país se dividiu entre o sul conservador e o norte e nordeste progressista. Essa época de ódio me motivou quando decidi sobre o que seria meu próximo filme. Faria uma obra sobre encontros. Nesse momento de ódio, resolvi fazer um filme sobre o amor”, explica o cineasta.

Deixe seu comentário