Facebook realizou primeira estreia com o documentário The Outsider
The Outsider - documentário - Facebook
Cinema Mundial

Facebook realizou em agosto primeira estreia exclusiva com o documentário The Outsider

No dia 19 de agosto, o Facebook fez história nas redes sociais ao realizar a estreia exclusiva do documentário The Outsider. Essa foi a primeira vez que uma plataforma desta área realizou um evento neste modelo, e a promessa é que isso aconteça com mais frequência no site criado por Mark Zuckerberg. A produção dirigida por Pamela Yoder e Steven Rosenbaum ficou, por 12 horas, disponível no formato online, e quem pagou os ingressos conseguiu assistir de forma exclusiva no computador, no smartphone ou em qualquer outro dispositivo.

O evento surgiu de uma parceria entre o Facebook e a distribuidora Abramorama, responsável pela divulgação do documentário. A rede social cobrou US$ 4 por ingresso, e incluiu também na programação um debate com perguntas e respostas para os cineastas envolvidos na produção. Tudo isso feito 100% online, com a transmissão utilizando o live streaming para organizar o evento.

The Outsider é um documentário que aborda a construção do Museu e Memorial Nacional do 11 de setembro em Nova York. O local foi inaugurado em 2014, mas trouxe muitas polêmicas durante esse tempo. A ideia dos cineastas Pamela Yoder e Steven Rosenbaum foi de seguir Michael Shulan, o diretor de criação do museu que documentou todos os acontecimentos no local após o episódio do dia 11 de setembro de 2001.

O lançamento oficial do documentário aconteceu no dia 19 de agosto, e apenas quem comprou os ingressos no Facebook conseguiu assistir de forma exclusiva. Essa novidade pode ser algo cada vez mais comum, segundo a própria plataforma. A ideia é que o Facebook Watch consiga mais espaço na indústria do cinema, assim como a Netflix fez, e comece a realizar outras estreias exclusivas e totalmente online.

Divulgação pelo Facebook

Nos últimos anos, as redes sociais ganharam grande importância na indústria do cinema. O próprio Facebook, por exemplo, é usado pelas produtoras para divulgar imagens, trailer e bastidores dos filmes. Em 2014, a Marvel utilizou a plataforma para mostrar algumas cenas exclusivas de Os Vingadores 2: A Era de Ultron. Isso acabou virando uma excelente propaganda do filme, que conseguiu fazer um grande sucesso nos cinemas e arrecadar mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais.

Entretanto, isso não é algo que acontece apenas na indústria do cinema, pois a rede social mais popular do mundo tem um grande potencial publicitário em qualquer setor. Um vídeo, um texto ou uma postagem publicada por lá é garantia de um grande alcance. Atualmente, com o uso de ferramentas online, qualquer usuário pode aprender como anunciar no Facebook. O criador de anúncios da InVideo, por exemplo, oferece ao usuário diversos modelos customizáveis para criar anúncios profissionais e chamativos. O software gratuito possui vários recursos, como biblioteca de imagens, vídeos e músicas, e pode ser usado para criar anúncios para o feed, para o Messenger ou até mesmo para o story do Facebook.

O marketing digital é uma área que conseguiu um forte crescimento, e as redes sociais são pioneiras. Isso explica o uso dessas ferramentas para criar conteúdo, assim como também a preferência da indústria do cinema no momento de divulgação. Afinal, além do Facebook, o YouTube e o Instagram também são utilizados de maneira regular para o anúncio de novos filmes.

As redes sociais mudaram a rotina das pessoas, e também estão mudando vários setores. O cinema já conhecia a importância das publicações online, mas o Facebook deu um passo importante para entrar em outro campo. A estreia exclusiva de The Outsider é uma prova de que as mídias digitais são o futuro dos meios de comunicação.

Deixe seu comentário