Precisamos falar sobre Vida de Inseto - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Precisamos falar sobre Vida de Inseto

Provavelmente você já deve ter conhecido a história sobre a cigarra e a formiga, certo?

Caso não saiba do que se trata essa fábula, podemos dizer que ela é a espinha dorsal de uma das maiores animações da Pixar, Vida de Inseto.

Pensando na pergunta: “Okay, mas se as cigarras apenas pegassem a comida das formigas. Como isso seria?” Os roteiristas então começaram a esboçar o primeiro tratamento do roteiro que, claro, passou por reformulações até chegar ao cinema, VHS, DVD e onde se encontra hoje, no catálogo Disney+.

Mas, por que falar sobre Vida de Inseto?

Vida de Inseto mostra o dia a dia de uma colônia de formigas que precisa recolher uma boa quantidade de alimentos para os gafanhotos e evitar que sejam mortos por eles. Por serem julgadas como fracas e frágeis, essa manipulação aterroriza a todos que preferem obedecer, mas como tudo na vida é imprevisível, um pequeno deslize de uma formiga traz coragem e a obriga a ir atrás de uma solução para esse problema.

Flik é a tal da formiga que é muito diferente dos demais. Inventor, criava pequenas geringonças para que essas atividades tão mecânicas ficassem mais fáceis de serem realizadas. Em um momento muito delicado, a criação de Flik coloca todas as formigas em mal lençóis e, cansado dessa opressão pelos gafanhotos, sai em busca de outros insetos mais fortes para ajudar na batalha contra o “inimigo”.

Esse filme, na verdade, quer mostrar como pequenas criaturas quando estão juntos podem ser muito fortes. Ainda que a ajuda suplicada para outros insetos tenha ajudada, na verdade, todo mundo sabe que as formigas se salvaram por si só. O que mostra para os pequenos (e grandes) espectadores que não importa o seu tamanho, desde que realmente você acredite que tem capacidade para alcançar seus sonhos e objetivos e lutar por eles.

Cena de Vida de Inseto com todos os personagens principais

Vida de Inseto x Formiguinhaz

Os dois filmes estrearam no mesmo ano e basicamente contam a mesma história, conhecidos como filmes gêmeos. Mas, a grande questão é que eles foram o estopim para a grande rivalidade entre Disney e DreamWorks. No final das contas, as duas animações foram um grande sucesso, tanto de público e de crítica, o que é ótimo para nós.

Uma das mudanças entre eles é em relação ao tom e o tipo de humor. Vida de inseto é bem mais infantilizado e ideal para crianças. Já FormiguinhaZ apresenta um pouco mais maduro, adulto, em sua linguagem e os adultos com certeza se divertem um pouco mais com ele.

Existe uma influência “oculta”?

Com uma história bem simples de entender, esse é mais um filme que deixa os adultos mais atentos com a pulga atrás da orelha. Não é incomum a associação de Vida de Inseto com a história do mundo capitalista, o colonialismo e até sobre o marxismo.

A ideia de uma revolução das formigas (classe trabalhadora) contra os gafanhotos (sistema opressor e autoritário) se misturam com outros conceitos abordados em estudos sobre a sociedade e os modelos de sistemas adotados e conhecidos pela população mundial.

A verdade é que, querendo ou não, Vida de Inseto é um grande objeto de estudo para quem gosta de associar o cinema com a vida, para aqueles que querem se divertir com uma animação e para crianças entenderem a importância de se ter autonomia e não ignorar suas ideias mais criativas.

É sempre bom assistir aos nossos filmes favoritos com outros olhos e tirar boas lições sobre os mais diversos assuntos. Um filme ideal para isso é a criação da Disney e Pixar Vida de Inseto, que além de falar de formigas e gafanhotos, também nos ensina sobre a nossa capacidade de tomar rédea da nossa própria história.

Deixe seu comentário