Curta "Conhecimento" terá voz de Anielle Franco - Cinem(ação)
Curta "Conhecimento" terá voz de Anielle Franco - O curta Conhecimento é um ensaio sobre a importância de estimular e nutrir o conhecimento, sua difusão e homenageia Marielle Franco.
Cinema Mundial

Curta “Conhecimento” terá voz de Anielle Franco

O curta Conhecimento é um ensaio sobre a importância de estimular e nutrir o conhecimento, sua difusão e homenageia Marielle Franco.

Em 2017, o diretor Luciano Lagares se sentiu impelido a criar um roteiro em que o conhecimento fosse o protagonista. Morando nos Estados Unidos à época, criou Knowledge, finalizado em 2018 originalmente em inglês, que chega agora em versão em português, intitulada Conhecimento.  A versão brasileira acaba de ficar pronta e ganhou narração de Anielle Franco, educadora, jornalista, escritora, diretora executiva do Instituto Marielle Franco e irmã de Marielle. O curta tem estreia marcada para dia 25 de agosto – não por acaso, o DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL –no canal da Openthedoor no YouTube.

A inspiração veio da história de duas grandes mulheres. Malala Yousafzai, sobrevivente de um atentado graças à ciência tornando-se uma voz relevante em favor da educação e dos estudos. Já a vereadora e ativista pelos direitos humanos Marielle Franco não teve a mesma sorte e sua verdadeira história foi distorcida e espalhada nas redes sociais, dando suporte ao discurso de ódio. “Não é exagero afirmar que pessoas podem se tornar alvos em razão da busca pelo conhecimento”, afirma Lagares.

A linha de raciocínio de Luciano, diretor de outro premiado curta, Drawing Life, era uma só, o tempo: “Era sobre o que eu queria falar, sobre o tempo conectando esses dois extremos, o conhecimento e as tentativas de eliminá-lo.”

Fazer a narração com a voz de Anielle Franco, a irmã mais nova de Marielle, deu ainda mais significado ao filme: “Anielle é incrível, uma pessoa alegre e muito simpática. Olhando para ela, mal dá para dizer quanto peso ela carrega. Infelizmente, estar num lado diferente dos que pregam o ódio é se tornar alvo de perseguições. Quantos não gostariam de ter tamanha força. Anielle sem dúvida representa os questionadores afiados que surgem a partir dos antecessores narrados no filme. Acredito que o filme Conhecimento é também um derivado dessa experiência do que aconteceu com Marielle e com diversos outros fomentadores do conhecimento”, diz Luciano.

Conhecimento é um filme para todos, afinal, valorizar o conhecimento não é uma bandeira política e nem ideológica, mas é dedicado às crianças também. “Acho muito frustrante para as crianças as promessas de melhora na vida se estudarem. Aí quando crescem a vida fica confusa e cheias de ‘se você faz isso, você é aquilo’. Onde está o que prometeram? Acredito que o conhecimento deve ser uma companhia, que mais tarde nos posiciona e nos dá a capacidade de discernir frente as escolhas que surgem na vida.”

Lagares usou a técnica de animação quadro a quadro e com frames que “flicam” (tremelicam) para ressaltar a ideia de tempo, de demora para absorver. Outro conceito importante era o de não fazer rostos: “Sugeri a figura da Malala e as demais estudantes com linhas para lembrar o véu cobrindo a cabeça. Já para mostrar a agressividade dos intolerantes e a violência geralmente adotada, as figuras em vermelho são rabiscadas de forma grosseira”, explica.

Openthedoorprodutora de audiovisual especializada em ilustração e animação e considerada uma das mais importantes no mercado da publicidade, atua também na criação, desenvolvimento e produção de conteúdos originais para filmes de longa-metragem, séries, curtas, branded content, dedicando-se a estabelecer uma poderosa voz para contar histórias relevantes.

Deixe seu comentário