Precisamos falar sobre Capitão Fantástico - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Precisamos falar sobre Capitão Fantástico

Destaque de grandes premiações em 2016, Capitão Fantástico foi ovacionado em Cannes e amado pelos fãs de road movies. Uma história simples e ao mesmo tempo muito interessante, esse filme merece a sua atenção.

O Capitão Fantástico, interpretado por Viggo Mortensen, nos instiga e com certeza, mesmo quem não pensa em viver no meio do mato, ficou curioso sobre como se viraria nesse cenário. Por esses e outros motivos, esse humilde artigo tentou evitar estragar a sua experiência com o filme e não possui spoilers.

Por que precisamos falar sobre Capitão Fantástico?

Nos últimos anos, as premiações estão recheadas de filmes que retratam realidades mais alternativas. Nomadland foi o grande ganhador do Oscar, mas Capitão Fantástico também recebeu um grande destaque na época de seu lançamento, principalmente por falar sobre uma outra forma de levar a vida.

Esse filme tem uma pegada mais voltada para ser contra a maneira americana de se viver, majoritariamente contra o sistema no geral. Seja com costumes, conhecimentos e nas relações entre os personagens, ao assistir Capitão Fantástico, é impossível não se admirar com aquela maneira de encarar a vida e aprender sobre ela. 

As crianças foram educadas e incentivadas a pensar, refletir e claro sobreviver mesmo diante das situações mais adversas. O problema é que, mesmo tendo pleno domínio de determinadas habilidades, a maior situação adversa é uma das coisas que regem o mundo: a comunicação, sentimentos e relações.

cena do filme capitão fantástico

A história começa a se desenrolar por uma grande perda da família e, graças a esses sentimentos conflitantes, as relações mudam e todas as situações vão acontecendo como na vida real: de forma completamente inesperada e descontrolada.

Capitão Fantástico tem esse poder de nos tirar da nossa realidade e plantar aquela sementinha da reflexão. Principalmente quando joga para público a ideia de que ações definem quem somos e não as palavras ou quando mostra uma realidade que é fora da zona de conforto (nosso e das personagens no geral).

Capitão Fantástico é um filme sobre muitas coisas, amor, perda, dor, felicidade, família e principalmente sobre o ser humano.

Qual a mensagem do filme?

A graça do cinema é poder ter filmes com narrativas interpretativas. Algumas pessoas devem ter entendido Capitão Fantástico como um incentivo para cair na estrada, mudar sua relação com a família e até para quem mudou hábitos ruins.

Dessa forma, não posso afirmar qual a real mensagem desse filme, mas sim que ele transmite muito mais em suas entrelinhas do que a maioria dos longas atuais. Por isso, evitei dar grandes spoilers sobre os acontecimentos marcantes, afinal, ao saber menos sobre esse filme, com mais ele te atinge.

Deixe seu comentário