#ConexãoSundance: The Pink Cloud / A Nuvem Rosa
A Nuvem Rosa - Festival de Sundance 2021
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: The Pink Cloud / A Nuvem Rosa

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme The Pink Cloud / A Nuvem Rosa.

Confira a cobertura do Festival de Sundance 2021 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

The Pink Cloud / A Nuvem Rosa:

O filme brasileiro, gaúcho e porto-alegrense “A Nuvem Rosa” trata de um tema que certamente o ajudou a entrar no festival: um casal fica preso dentro de casa em uma quarentena porque uma nuvem rosa tóxica tomou conta do mundo. Eles tinham tido apenas uma noite, e viraram um casal e tiveram que continuar suas vidas.

O filme não é sobre a pandemia, e começa explicando que foi escrito em 2017 e gravado em 2019, e qualquer relação com a realidade é mera coincidência. O primeiro terço do filme, sobre a convivência em período de lockdown coincide com a pandemia, mas depois ele ganha uma direção diferente e investe no drama psicológico, em como os dois personagens vão reagindo na relação com as famílias e os parentes, com um pano de fundo um pouco “Black Mirror”. É muito baseado nas emoções.

A trilha é muito boa, usa muito sintetizador para dar uma atmosfera diferente, mas quando a nuvem rosa aparece, a gente sente o efeito do baixo orçamento, embora não seja um desastre. Porém, o filme é uma metáfora: a nuvem pode ser a crise, o aquecimento global, a polarização… dá pra dar várias interpretações.

A fotografia é muito boa. Tem algumas cenas impactantes (para além das de sexo), e tem uma mistura de O Nevoeiro, do King, e um pouco de Black Mirror com um pouquinho de John Carpenter.

Nota: 4,0/5

Sinopse e ficha técnica:

Giovana e Yago se conhecem em uma festa e se sentem atraídos. Quando uma nuvem misteriosa toma conta da cidade, eles são forçados a procurar abrigo sozinhos tendo somente um ao outro como companhia. Com o passar dos meses, o planeta passa a ficar em quarentena, o mundo encolhe, e eles são forçados a se entender com um tempo acelerado para o relacionamento.

Direção: Iuli Gerbase
Roteiro: Iuli Gerbase
País: Brasil
105 min

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2021 os seguintes sites e canais: Razão:de:AspectoCinem(ação)Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário