Precisamos falar sobre O Estranho Mundo de Jack - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

Precisamos falar sobre O Estranho Mundo de Jack

O Estranho Mundo de Jack já é considerado um clássico de final de ano com apenas 27 anos de idade. Afinal, esse é um filme de natal ou de halloween?

Originado de um poema escrito por Tim Burton, o filme sobre Jack Esqueleto e sua fascinação pelo natal surpreendentemente não foi dirigido por seu criador.

Acontece que Tim estava extremamente ocupado com a Warner fazendo a sequência de sua famosa versão do Batman.

Com isso, a direção do filme ficou por conta de Henry Selick, que anos depois seria o responsável por trazer a obra de Neil Gaiman, Coraline, para as telonas.

A produção começou em 1990 e levou três anos para ser finalizada, com 109.440 quadros ao todo e 24 deles aparecendo por segundo de filme. Mais de 2000 pessoas trabalharam no projeto da Disney que não quis ser creditada quando o filme foi lançado.

Na época, os recentes sucessos da empresa do ratinho de luvas eram os filmes “família” em 2D como Aladdin e A Bela e a Fera, e a empresa temia que a recepção do público fosse negativa, visto que O Estranho Mundo de Jack tem um ar “muito sombrio para crianças”.

Para surpresa de muitos, o filme foi (e ainda é) um grande sucesso, com o orçamento de 18 milhões de dólares o filme conseguiu uma receita de 50 milhões de dólares no lançamento original e mais 75 milhões em sua estréia 3D em 2006.

Assim, de 1993 a 2006, os créditos iniciais do filme eram para “Touchstone Pictures” e após o resultado positivo de público e crítica, o clássico tema com o castelo da Walt Disney Pictures já constam no inicio do filme.

Em 2001, embalado por sequências que iam direto para home vídeo, Tim Burton foi sondado pelo estúdio para realizar uma continuação do filme, porém sem stop motion.

Burton conseguiu convencer os executivos dizendo que o filme tinha uma pureza própria e fazer uma sequência tiraria a magia daquele universo.

Mas então,O Estranho Mundo de Jack é sobre o halloween ou sobre o natal? O filme foi lançado no dia 24 de dezembro, recria o cenário iluminado e alegre do natal, tem como protagonista o rei do halloween e quase todos os momentos se passam na Cidade do Halloween.

Acredito que podemos classificar O Estranho Mundo de Jack como um filme de halloween que fala sobre o natal ou um filme de natal que fala sobre o halloween.

Seja qual for a definição, esse é um típico filme que nos encanta todas as vezes que assistimos.

Deixe seu comentário