Precisamos falar sobre Irmão Urso - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
irmao-urso1
Artigo

Precisamos falar sobre Irmão Urso

Em 2003, a Pixar já era referência nas animações tendo emplacado filmes que conquistaram uma legião de fãs.

Toy Story 1 e 2, Monstros S.A., Vida de Inseto e Procurando o Nemo eram os lançamentos da época e, após clássicos como Mulan, Tarzan, Rei Leão, a Disney se incomodava (muito!) por não conseguir um sucesso considerável com uma animação.

Ainda apostando no cinema 2D, a empresa do Mickey Mouse lançou Irmão Urso

Passado na era glacial, Irmão Urso nos apresenta a história de Kenai e sua jornada de amadurecimento (sim, mais um filme sobre isso!).

Querendo desesperadamente se tornar um homem, Kenai é surpreendido pelos planos dos espíritos e se transforma em um urso, tendo que enfrentar uma longa jornada de autodescobrimento e compaixão para voltar a ser humano. 

Irmão Urso é um dos filmes que fazem parte da Era da Experimentação dos estúdios Disney, junto dele temos: A Nova Onda do Imperador, Família do Futuro, Atlantis, O galinho Chicken Little, Bolt e Dinossauro.

A crítica não foi muito com a cara dessa história, mas isso não impediu o estúdio de lançar Irmão Urso 2, uma sequência que segue o mesmo passos que o primeiro filme. Além disso, Irmão Urso foi indicado ao Oscar na categoria de melhor animação, perdendo para Procurando o Nemo.

O que ganha destaque em ambos os longas são a trilha sonora, composta por Mark Mancina e Phill Collins, e a técnica de animação utilizada. Com paisagens bonitas e músicas mais espirituais, conseguimos nos envolver com a intensidade dos acontecimentos apenas prestando atenção na letra das músicas. 

Foto do filme Irmão Urso (2003)
Kenai e Koda

O elenco do filme conta com Joaquin Phoenix como Kenai (dublado por Selton Mello), Rick Moranis como Rutt, Dave Thomas como Tuke, Michael Clarke Duncan como Tug e Jeremy Suarez como Koda.

Para muitos, Irmão Urso é um clássico família, outros nunca assistiram, mas aparentemente a Disney tem planos futuros para o filme. De acordo com o site We Got This Covered, após o sucesso dos recentes live-actions, a empresa quer continuar desenvolvendo outros remakes e Irmão Urso está na lista de próximos projetos.

Esse rumor surgiu em 2019 e ainda não ganhamos outras informações sobre, mas com o recente Mulan dividindo opiniões, talvez a versão de Irmão Urso “humanizada” fique cada vez mais distante.

A partir do dia 17 de novembro, Irmão Urso e outros filmes Disney estarão disponíveis no Disney+, o streaming ainda contará com as produções da Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic. Então, aproveite para assistir esse filme e vários outros clássicos!

Deixe seu comentário