Precisamos falar sobre Um Dia - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Emma (Anne) e Dexter (Jim) em cena do filme Um Dia
Artigo

Precisamos falar sobre Um Dia

Romance ideal para dias de chuva e um bom chocolate quente, a história de amor que arranca lágrimas e aquece o coração. Precisamos falar sobre Um Dia.

Prestes a completar 10 anos, Um Dia é a história clichê com uma nova roupagem, o romance entre a nerd e o descolado, retrata a jornada de amadurecimento do amor e dos seus envolvidos.

No dia 15 de julho 1988, Emma Morley (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess) criam uma conexão genuína, misturados com suas vontades reprimidas, o filme se desenrola em torno dessa data, mostrando as particularidades da vida de cada personagem.

De um lado, vemos a vida de Dexter alcançando fama, mulheres, dinheiro e desenvolvendo o vício em álcool e drogas, do outro, Emma se sacrifica para pagar suas contas trabalhando em um restaurante mexicano, vive um relacionamento com um comediante mediano e se entristece com a sua realidade.

Dexter e Emma em cena do filme Um Dia

Ainda que possua grandes atuações, o falso sotaque de Anne Hathaway incomodou os críticos, e mesmo querendo se mostrar firme, o filme possui algumas falhas. 

Inspirado no romance de David Nicholls, a narrativa se perde um pouco sobre o que quer falar, deixando pequenos furos e mostrando situações desinteressantes que não causam tanta empatia com o público quanto deveria.

Parando a história em 2007, 20 anos depois do primeiro 15 de julho, conseguimos compreender todos os arcos e relações dos personagens, suas perdas e frustrações, e essa mistura de sentimentos ajudam o filme a se manter até o final.

É interessante notar que, a cada novo ano, o “astral” das cenas mudam, a trilha sonora, as roupas e todos os outros elementos em tela se adaptam à época.

Um dia é sobre nosso comportamento diante das situações aleatórias da vida e como lidamos com nossas escolhas, nos fazendo lembrar que, um dia pode mudar uma história.

Deixe seu comentário