Filmes com protagonistas femininas que você precisa assistir Cinem(ação)
A Grande Jogada
Cinema Mundial

Filmes com protagonistas femininas que você precisa assistir

Photo by Gage Skidmore/ CC BY 2.0 “Sigourney Weaver é um dos exemplos mais inspiradores de protagonista feminina do cinema”

O lançamento do ótimo “The Old Guard” em 2020, que foi dirigido e estrelado por mulheres, representou mais uma amostra do poder que as protagonistas femininas possuem e aumentou a vontade do público por outros longas protagonizados por pessoas desse gênero.

Com isso em mente e com uma linha do tempo que conta com décadas de sucessos inesquecíveis e atemporais, abaixo estão alguns dos maiores clássicos da história do cinema que são estrelados por mulheres.

Photo by Brett Jordan/CC BY 2.0 “Sigourney Weaver com o gato Jones no set de Alien: a atriz redefiniu o significado do que é ser uma heroína”

“Alien” (1979)

Um dos maiores apelos da ficção científica é a possibilidade de comentar sobre todo tipo de questões modernas e costumes sociais sob um olhar crítico e o gênero é tão impactante que chegou até mesmo a influenciar a ciência na vida real.

Um dos pilares de diversas obras é a contratação de equipes baseadas apenas em critérios objetivos de competência e os times espaciais de clássicos como a série de televisão “Star Trek” (1966) e o filme “Alien” (1979) são tão diversas em gênero e raça quanto competentes. Ainda assim, nenhum membro delas é tão forte, pragmático e astuto sob pressão quanto Ellen Ripley.

Interpretada por Sigourney Weaver, Ripley é uma mulher incomparavelmente corajosa e sagaz que faz o seu trabalho e completa a missão que colocou para si sem se deixar abalar pelo nível de perigo do adversário e até mesmo a roupa que está utilizando.

A sequência “Aliens, O Resgate” (1986) demonstra uma evolução ainda maior da protagonista, que mesmo cercada de soldados de alto nível, ainda consegue se destacar no combate e ser a principal responsável salvar uma criança adotiva das garras dos temidos “xenomorfos”. A franquia Alien ainda conta com diversas outras entradas com variados níveis de sucesso de público e crítica, mas o papel de Ellen Ripley nas duas primeiras é simplesmente inestimável em relação a consolidação do papel da protagonista forte na história do cinema.

Photo by MisterHP7/CC BY-SA 4.0 “A Grande Jogada conta uma história real sobre uma mulher resiliente e perseverante”

“A Grande Jogada” (2018)

Um dos filmes recentes com protagonistas femininas que merece destaque é o excelente “A Grande Jogada” (2018). Estrelado por Jessica Chastain na pele de Molly Bloom, o longa acompanha a jornada da protagonista no poker de alto nível como organizadora de algumas das partidas mais exclusivas da história.

Baseado em fatos reais, A Grande Jogada mostra como Molly se transformou de uma jovem e ingênua esquiadora olímpica para uma mulher forte e independente capaz de lidar com todo tipo de desafio, da administração da sua mesa com celebridades problemáticas até rivais inescrupulosos.

O filme proporcional uma visão íntima de um mundo com o qual a maioria dos entusiastas de poker só pode sonhar e mesmo que diversos nomes e acontecimentos tenham sido levemente alterados para proteger a privacidade dos envolvidos, todas as cenas de partidas são realistas e os principais acontecimentos são um show para os interessados na história de uma mulher que nunca desistiu de lutar para conseguir seu lugar.

Photo by NASA Kennedy/ CC BY-SA 2.0 “Protagonistas de “Estrelas Além do Tempo” no Centro Espacial Kennedy: suas personagens foram essenciais na chegada da humanidade ao espaço”

“Estrelas Além do Tempo” (2016)

No mesmo sentido de longas baseados em uma história real, o clássico moderno “Estrelas Além do Tempo”, que foi dirigido por Theodore Melfi, conta a incrível jornada de três matemáticas negras que foram instrumentais para a NASA durante a corrida espacial.

Apresentando uma história tão comovente quanto educacional, o filme conta com Taraji P. Henson como Katherine G. Johnson, Octavia Spencer como Dorothy Vaughan e Janelle Monáe como Mary Jackson, um trio de protagonistas fortes e resilientes que foram capazes de vencer todo tipo de preconceito, machismo e desafios para contribuir de forma significativa na conquista do espaço pela humanidade.

Apesar de as três personagens dividirem o protagonismo do longa, é impossível não destacar Katherine. A personagem é construída de forma maravilhosa pela atuação de Taraji e sua capacidade de defender a si mesma e sua alta capacidade profissional em um ambiente pouco acolhedor ao mesmo tempo em que ajuda a defender e elevar outras pessoas é um dos exemplos mais emocionantes e inspiradores já vistos na história do cinema.

Inclusive, a história inspiradora e otimista do filme fez tanto sucesso após seu lançamento que deve ganhar uma versão musical produzida pela prestigiada Disney Theatrical Productions.

Muitos outros filmes com protagonistas femininas merecem ser conferidos

Além dos longas mencionados acima, existem muitos outros clássicos com protagonistas femininas que arrasaram e precisam ser assistidos por todos os fãs que gostam da sétima arte. Existem muitos longas que podem ser citados, mas alguns dos destaques são “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015), “Serenity” (2005), “Capitã Marvel” (2019), “Orgulho e Preconceito” (2005), “Legalmente Loira” (2001) e “No Limite do Amanhã” (2014). Em certa medida, os dois primeiros filmes de O Exterminador do Futuro, com Linda Hamilton interpretando Sarah Connor, também são ótimas pedidas.

Deixe seu comentário