Oscar 2021 adiado para abril devido à pandemia
Cinema Mundial

Oscar 2021 adiado para abril devido à pandemia

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que a edição de 2021 da premiação será no dia 25 de abril, adiando assim em dois meses a edição, já que ela estava marcada para 28 de fevereiro. A decisão foi feita com base em conversas com estúdios e distribuidores, e que incluíram as instituições públicas de saúde de Los Angeles.

A decisão permitirá mais flexibilidade para que os filmes sejam lançados de maneiras alternativas (ou em cinemas tradicionais, caso sejam reabertos). O prazo de inscrição dos filmes também foi estendido em dois meses, indo de 31 de dezembro para 28 de fevereiro de 2021 (com variações conforme as diferentes categorias).

Os filmes das “shortlists” (listas prévias) serão divulgados dia 9 de fevereiro, e os indicados serão anunciados no dia 15 de março.

Outras cerimônias da Academia sofrerão alterações, como o Governors Awards (para premiar o Oscar honorário), que foi cancelado, e outras que foram suspensas mas poderão ser redefinidas.

Ainda não se sabe como será a premiação, já que ela pode se manter como a tradicional cerimônia, mas pode vir a ser um evento online. Já se especula, também, que outras premiações como o Globo de Ouro e o Critic’s Choice também devem anunciar adiamentos em breve. O Bafta, do Reino Unido, foi adiado de 14 de fevereiro para 11 de abril.

O que pode mudar

As mudanças na data da cerimônia do Oscar poderão ser vistas na maneira como os produtores e distribuidores vão se organizar para exibir seus filmes, já que festivais de início de ano e outras premiações costumam fazer parte do “pacote” para campanhas – que certamente terão menos eventos presenciais e precisarão ser muito mais digitais.

Como os filmes não precisarão estrear nos cinemas para serem elegíveis ao Oscar, é possível que vejamos uma corrida de lançamentos em VoD por parte de diversos estúdios.

Vale destacar que a mudança – anunciada alguns dias atrás – na forma de estabelecer os indicados a Melhor Filme, que incluiria 10 indicados obrigatoriamente todos os anos, passará a ser válida para o Oscar de 2022 apenas.

Outros Oscars que mudaram

A cerimônia do Oscar 2021 será a mais tardia desde 1934, quando foi realizada em novembro.

Os primeiros anos da premiação tiveram datas diferentes do que estamos acostumados: após premiarem os filmes de 1928 em 16 de maio de 1929, os filmes de 1929 foram premiados em 3 de abril de 1930. Já os filmes de 1930 foram premiados em 5 de novembro de 1930, e a partir de então as premiações do Oscar foram no mês de Novembro até 1932. Foi em 1934 que o Oscar passou a premiar nos primeiros meses do ano os filmes do ano seguinte.

Apesar de a maioria das premiações ter sido entre fevereiro e março, houve cerimônias em abril, mas sempre no começo do mês.

As cerimônias do Oscar adiadas ao longo dos últimos quase 100 anos foram três: a de 1938 devido a uma enchente em Los Angeles; a de 1968 devido ao assassinato de Martin Luther King Jr; e o Oscar de 1981, adiado em função da tentativa de assassinato do então presidente Ronald Reagan.

Deixe seu comentário