Dica de filme: Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994) - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Dica de filme: Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)

Sinopse: Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.

Direção: Robert Zemeckis

Elenco: Tom Hanks, Robin Wright, Gary Sinise

Indicações e prêmios: No Oscar de 1995 o filme recebeu 13 indicações e venceu 6 estatuetas. (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Montagem).

Onde Assistir: Netflix e Amazon Prime. 

Forrest Gump – O Contador de Histórias, se tornou um dos maiores clássicos do cinema. Dirigido por Robert Zemeckis, o mesmo diretor da trilogia De Volta para o Futuro, o longa-metragem traz uma das melhores adaptações cinematográficas, e é responsável por consagrar a carreira de Tom Hanks.  Ao vencer o Oscar de Melhor Ator, Hanks se igualou a Spencer Tracy, que até então era o único a ganhar o Oscar por dois anos consecutivos. 

Se você já assistiu esse clássico vai se lembrar de frases icônicas do filme como: “Run, Forrest, Run”. A história do jovem Gump cativou milhares de pessoas, com um orçamento de US$ 55 milhões o longa arrecadou nas bilheterias US$ 678,2 milhões. 

Sem uma trama mirabolante, mas com uma narrativa singela e carismática, Forrest Gump possui um roteiro excelente, que mergulha na vida do personagem, passando por diversas fases de sua vida. Claro, sem deixar de nos apresentar a ótimos personagens coadjuvantes. Quando Hanks aceitou o papel ele fez apenas uma exigência: que fossem incluídas no filme referências históricas, e que de certa forma foi essencial para o sucesso do filme. 

Forrest Gump, um jovem peculiar, sentado em um banco de uma praça, contando a sua história de vida a quem quiser ouvir. Apesar da simples premissa, aos poucos mergulhamos com Gump por momentos históricos do Estados Unidos, que curiosamente o personagem viveu.  Entre eles a Guerra do Vietnã, encontro com os Panteras Negras, o caso Watergate, que derrubou o presidente Nixon, além da menção ao surgimento da AIDS. 

E claro, o fato mais importante: Forrest Gump que, em determinado momento de sua vida decide correr por todo o país é inspirada em fatos reais. No ano de 1982, Louis Michael Figueroa correu de Nova Jersey a São Francisco para mostrar seu apoio à luta contra o câncer. O filme se tornou tão importante que hoje se encontra na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, pois possui um valor histórico e estético para o país. 

Deixe seu comentário