Eu Cinéfilo #52: Todos nós amamos plano sequência + 3 recomendações
Colunas

Eu Cinéfilo #52: Todos nós amamos plano sequência + 3 recomendações

É fato que a produção de um filme é muito trabalhosa, e o cuidado dos profissionais da área é perceptível em todos os momentos da obra. O posicionamento dos atores, o momento exato do corte na edição, a inserção de sons e efeitos na trilha de áudio, a continuidade, efeitos visuais, e muitos outros detalhes são essenciais na confecção de uma obra audiovisual. Agora imagine todo esse trabalho duplicado, ouso dizer triplicado. É exatamente o conceito de plano sequência. Plano sequência é basicamente uma cena sem cortes, mas com bastante transformação física da trama. Quando dois personagens estão sentados, conversando por muito tempo, sem ocorrer nem um corte, chama-se de plano longo, o qual não será focado hoje.

Abaixo serão listadas 3 obras de televisão e cinema que contém planos sequência simplesmente maravilhosos:

1- ATÔMICA (2017)

O filme baseado na comic book “The Coldest City” mostra Lorraine Braugthon (Charlize Theron) tendo que recuperar uma lista de espiões que foi roubada em Berlin. Filmes de espião sem combate corpo a corpo são basicamente inimagináveis. O diretor David Leitch utilizou as cenas de luta justamente para aplicar a técnica de plano sequência. A que mais se destaca é a cena em que a agente britânica luta com outros três espiões em uma escada. É imensa a dificuldade de se fazer um plano sequência em cenas de luta, e por isso que essa cena merece reconhecimento, principalmente, por levar à pessoa que assiste a verdadeira sensação de realidade, utilizando muito bem os efeitos sonoros de luta, fazendo bom uso da maquiagem para retratar os efeitos de soco, além de ter lutas muito bem coreografadas.

2- GRAVIDADE (2013)

O diretor Alfonso Cuaron é um ótimo exemplo de produção e direção de planos longos e planos sequência. Seu filme “Roma” é um bom exemplo de cenas com plano longo. Inclusive o longa levou o prêmio de melhor filme, melhor filme estrangeiro, melhor diretor e
melhor fotografia. Porém o plano sequência de destaque, vem de sua obra “Gravidade”. A trama segue Dra Stone (Sandra Bullock), que fica vagando pelo espaço sozinha após seu cabo de segurança se soltar da unidade espacial. A cena em destaque, já aparece nos primeiros minutos do filme, em que Dra Stone e Kowalski (George Clooney) fazem uma manutenção na nave até que são atingidos por destroços. Mostrando um espetáculo de efeitos visuais e sonoros, a trilha sonora simples te prende na cena te causando aflição. Esse filme por inteiro é cheio de cenas em plano sequência, e merece sua atenção.

3- A MALDIÇÃO DA RESIDÊNCIA HILL

As séries de TV aprimoraram muito suas técnicas ao passar do tempo. Todo o glamour do cinema agora pode ser encontrado facilmente em uma obra televisiva. Dentre diversas produções com técnicas e estilos cinematográficos, a Netflix dispõe uma série de terror (que te faz mais chorar do que sentir medo) chamada “A Maldição da Residência Hill”. Diversos pontos merecem nossa atenção nessa obra. A caracterização dos personagens com o passar dos anos é simplesmente sensacional, pois conseguiram atores que realmente se parecem, e você consegue acreditar a todo mundo que é uma família de verdade que está atuando. O plano sequência aqui aparece na primeira temporada, no episódio 6. Nesse episódio ocorre uma reunião para despedida de um personagem morto. A cena toda é boa não porque faz alegorias gigantes e grandes acontecimentos, mas faz com que a força do diálogo fique em evidência e dê a sensação de que você está no meio de uma discussão.

Outras cenas também são ótimas nesse episódio, como o momento em que a família está em sua residência, no meio de uma tempestade, e começam a ouvir barulhos estranhos. Tal cena mostra um boa uso das luzes para composição e desenvolvimento da história.

Texto escrito por:

Rafael Pires

[email protected]

Deixe seu comentário