Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema

#ConexãoSundance 2020: Miss Juneteenth

Nicole Beharie and Alexis Chikaeze appear in Miss Juneteenth by Channing Godfrey Peoples, an official selection of the U.S. Dramatic Competition at the 2020 Sundance Film Festival. Courtesy of Sundance Institute | photo by Rambo Elliott.rrAll photos are copyrighted and may be used by press only for the purpose of news or editorial coverage of Sundance Institute programs. Photos must be accompanied by a credit to the photographer and/or 'Courtesy of Sundance Institute.' Unauthorized use, alteration, reproduction or sale of logos and/or photos is strictly prohibited.

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme Miss Juneteenth.

A cobertura do Festival de Sundance 2020 será postada filme a filme, com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

Miss Juneteenth

Miss Juneteenth é um filme tocante. Ele fala de uma ex-miss Juneteenth 2004 que, por ter tido uma filha na adolescência, sua filha agora tem 15 anos, e vai participar também do concurso, que dá uma bolsa de estudos na faculdade para a vencedora. É uma coisa que pode mudar a vida das pessoas em Forworth, cidade próxima de Dallas.

Como a filha não quer realmente fazer o que a mãe deseja, o filme se constrói na luta da mãe, cheia de empregos para pagar as taxas do concurso. O ex-marido dela é uma pessoa problemática que se mete em confusão, ela não consegue pagar a conta da casa, entre outras questões. Há um pouco do concurso de miss, feito até de forma com menos estereótipos.

A razão pela qual se chama “Miss Juneteenth” é porque 19 de junho de 1865 que os escravos do Texas descobriram que a escravidão fora abolida dois anos antes. É um concurso que realmente existe nos Estados Unidos e é importante para representar a beleza negra para dar oportunidade a uma daquelas garotas. A protagonista e sua filha têm uma dinâmica muito boa, e isso que faz o filme ser tão tocante. O filme tem até um toque documental sobre a vida no local, os hábitos das pessoas, entre outras coisas.

Nota: 4,5 / 5

Sinopse e Ficha Técnica:

Turquoise Jones é uma mãe solteira que mantém uma família, uma adolescente rebelde e praticamente tudo o que acontece no Wayman’s BBQ & Lounge. Turquoise também é uma rainha da beleza de boa-fé – ela já foi coroada Miss Juneteenth, um título que comemora o dia em que a escravidão foi abolida no Texas. A vida não correu tão bem quanto o título prometido, mas Turquoise, determinada a corrigir seus erros, está preparando sua filha Kai para se tornar a nova Miss Juneteenth, mesmo que Kai queira outra coisa.

Competição: U.S. Dramatic Competition
País: EUA
Duração: 103 min
Idioma: Inglês
Produção: ID PR
Direção e roteiro: Channing Godfrey Peoples

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2020 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Sair da versão mobile